segunda-feira, 5 de abril de 2010

Família Cristã: A Importância dos Pais na vida dos Filhos


Vivemos num mundo avançado em tecnologia, a era dos computadores, dos vídeo-games invadiram nossas casas e afetaram nossas famílias.

Família = constituída por Deus para ser referencia da Sua glória.  Quando Deus fez o homem e a mulher, colocou neles a sua essência divina, o seu caráter, o seu amor.  Tudo o que Deus era, estava no homem até que este decidiu tomar decisões sem consultar a Deus e fazer as coisas á sua maneira.  Resultado = um lar destruído, cheio de mentiras e acusações, de onde nasceram filhos rebeldes, assassinos, vingativos, etc.



Deus tem padrões estabelecidos para a família.

O homem (Marido) deve conhecer e ocupar sua posição deixada pelo Senhor, de ser um sacerdote do lar.  A função do esposo como sacerdote é cuidar de sua família espiritualmente, dando à sua esposa e aos filhos uma direção espiritual, uma cobertura espiritual.  Sua função é de ordenar em sua casa um lar cristão.  Embora muitos homens desconhecem este papel, até aqueles que estão nas igrejas, e portanto, vemos como resultado = famílias sem direção espiritual, desordenadas.

A mulher por sua vez, tb tem um papel muito importante no lar.  Não é apenas aquela que “pilota” o fogão, que lava e passa as roupas, mas de acordo ao padrão de Deus, ela é ajudadora e idônea.  É uma com seu marido.  Tem o mesmo poder de decisão que o marido e a mesma autoridade, porque os dois são UM apenas com funções diferentes.

Infelizmente o mundo tem estabelecido padrões diferentes do que a Palavra de Deus nos ensina, e portanto, o que temos visto é família destruída, casais que separam egoisticamente, porque não pensam nos filhos e sim na própria felicidade.  O álcool invadindo os lares, as drogas, o adultério, a mentira e tantas outras coisas desagradáveis que entraram nos lares.  Esta é a realidade de nossos dias!

Talvez vc diga: - Mas o que isso tem a ver com Pais e filhos?

Uma família sem estrutura, faz filhos sem estrutura.
Uma família sem o amor de Deus, gera filhos sem o amor de Deus.
Uma família onde o homem não ocupa o seu papel de sacerdote e a esposa de ajudadora e idônea, geram filhos inseguros e sem direção, que facilmente serão moldados pelos princípios que o mundo estabelece.

Mas vamos entender, qual é a importância dos Pais na vida dos filhos Filhos hiper-ativos ou reprimidos (com dificuldade de relacionar-se com outras crianças) filhos rebeldes, mal educados, filhos que não sabem brincar, pois as brincadeiras são “lutinhas”, guerras, etc.  ou filhos do sexo masculino que desde criança tem uma preferência por brincadeiras de menina e vice-versa, entre outros, são resultados de um lar conturbado.  A presença participativa dos pais na vida dos filhos faz toda a diferença.

Existem pais que por necessidade precisam estar o tempo todo fora de casa devido ao trabalho, viagens, estudos etc.  Só conseguem ver os filhos a noite quando estão dormindo, ou nos finais de semana.  A criança só conhece o papel da mãe.  Não conhecem a autoridade do pai.  Tanto que casos como este, os filhos tendem a recorrer ao pai, quando a mãe lhe chama a atenção ou lhe aplica uma disciplina, e o pai por sua vez sente-se culpado pela ausência e acaba apoiando o filho e tirando a autoridade da mãe.

Há também casos em que os dois precisam trabalhar fora.  Em muitos casos os filhos menores vão para uma creche, ou escolinha, outros ficam com os avós, tios ou parentes próximos, e ainda há aqueles que pagam alguém para cuidar dos filhos.  O que acontece com estes filhos?

Não tem a participação ativa dos pais no seu dia a dia.  São educados por terceiros que por não serem os pais, deixam a criança muito a vontade, tornando difícil a disciplina pelos pais mais tarde.  Além do que, as crianças crescem muito rápido, e os pais acabam por perder o melhor da vida dos filhos.  Neste caso, os pais perdem completamente a autoridade sobre os filhos.  Os filhos não possuem princípios cristãos bíblicos, pela ausência dos pais.

E filhos de pais separados?  Esta é uma triste realidade.  Muitas crianças hoje estão sem o pai ou sem a mãe.  Possuem duas famílias, vários outros irmãos, mas são crianças sem nenhuma estrutura familiar, o que prejudica o futuro desta criança.  Já crescem tendo uma visão falha do que é ser família.  Numa separação, os filhos são os mais prejudicados.  Eles amam o pai e a mãe, independente de como eles são.  Defendem com unhas e dentes os dois.  Mas infelizmente, o tempo vai passando, e o amor pelos pais acabam perdendo a força.  Não deixam de amar, mas já não é mais a mesma coisa.  Se há alguém aqui que é filho de pais separados, com certeza vc vai poder confirmar isso.  Geralmente há um apego maior por aquele que ficou mais tempo junto.  Os filhos crescem com uma visão distorcida do que é ser família.  Quando muito pequenos acabam crescendo como a separação sendo algo normal.  E que se eles se casarem e não der certo poderão fazer o mesmo: separar-se como fizeram seus pais.  No caso de filhos muito pequenos, algumas vezes passam pela vida deles, vários pais ou várias mães, até que seja formada uma nova família.  Nós não entendemos a dimensão que isso tem na mente de uma criança.

Mas o diabo sim, sabe muito bem pois faz parte do seu plano destruidor para as famílias.  As razões da separação são muitas: incompatibilidade, diferença de idade, de posição social, o fato de estar grávida fora do casamento e o casamento ser “obrigatório”, entre outros motivos...  Mas a raiz de tudo isso é a falta de Deus.

Meu lar está destruído, o que fazer?

Amados, Nós sabemos pela Palavra de Deus, que o diabo veio para roubar, matar e destruir, e por milhares de anos ele tem trabalhado incansavelmente nesta tarefa, e tem alcançado um número assustador destruindo lares e pessoas.

Mas Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10.10).  Esta vida em abundância, é uma vida plena, completa, exatamente como Deus planejou no princípio.  O plano de Deus para a família sempre foi perfeito.  “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e serão os dois uma só carne”.  O papel do homem seria o de ser sacerdote, aquele que ama, cuida e instrui a família na presença de Deus.  E o da mulher de ser uma auxiliar, ajudadora e idônea ao lado do seu marido, e os filhos por sua vez, serem benção na vida dos pais.

Às vezes nós queremos educar nossos filhos, implantar atitudes corretas, condutas que nós não temos.  Queremos que os filhos sejam religiosos, quando nós não somos.  Que os filhos sejam obedientes quando nós não somos.  Por exemplo: Um pai que fuma, vive dizendo para o filho que não deve fumar pois é prejudicial a saúde, mas as palavras não tem valor diante da atitude deste pai que fala mas não pratica.

Há pais que insistem que os filhos sejam participativos na igreja, porque é bom ter uma religião, mas eles mesmos não são praticantes desta exigência.  Valores distorcidos = Famílias distorcidas/destruídas.

O que fazer?
Será que há uma solução?
Será que não é tarde para tentar mudar tudo isso e ser uma família abençoada?

Sim, há uma solução e esta solução está em JESUS.  Tudo o que precisamos está em Jesus.  E quando falamos que tudo o que precisamos está em Jesus, não significa apenas que quando eu tenha uma necessidade, eu corra aos pés de Deus, e Ele automaticamente tem que me abençoar.  Não!  Ele abençoa e quer abençoar, quer transformar, foi pra isso que Jesus morreu na cruz, pagando nossa dívida de pecados, e nos dando o direito da vida abundante aqui na terra e eterna no céu.

Atitudes simples como esta: CRER que Deus é suficiente para transformar tua vida, e tua família, e a atitude de CRER E RECEBER a Cristo em sua vida, fará toda a diferença.

Talvez vc diga: mas eu creio em Deus!  Qualquer pessoa pode dizer isso.  Mas não consiste apenas em crer somente e sim entregar-se a Ele completamente para que Ele seja quem vai cuidar e mudar a tua vida.  E Junto a esta atitude de fé, outras atitudes no seu dia a dia em sua casa, com sua família, com seu esposo, esposa e filhos, vc verá a transformação completa da sua casa.

Um simples bom dia ao amanhecer, soa tão bem ao ouvido dos filhos.  Ao contrário de acordar os filhos com gritos e ponta pés, um sorriso, um bom dia, um abraço, faz toda a diferença.

Um simples desejo de saber o que seus filhos estão aprendendo na escola, olhar os cadernos, elogiar seus trabalhos, participar da vida deles, fará uma enorme diferença.

Ao contrário de deixar seu filho diante da TV a manhã inteira, porque não se sentar e contar uma história que contenha vida, que contenha moral?  Os desenhos que passam na TV estão destruindo nossas crianças.  É só luta, guerra, sangue, demônios, feitiçaria.  A televisão está trazendo a prostituição pra dentro de nossas casas, está infiltrando a feitiçaria nos corações, e tudo com muita sutileza, muito bem disfarçado.  Ensinando não só a criança, mas o adolescente, o jovenzinho a aceitar a homossexualidade e o lesbianismo como algo natural na vida do ser humano.  Nada é pecado, é apenas uma opção de vida.  E até certo ponto é uma opção sim.  Vc vai optar pelo certo ou pelo errado, porque só há dois caminhos: um estreito e quase ninguém quer entrar por ele, e outro largo, sem regras, cheio de facilidades.  E o mundo está direcionando nossos filhos, nossa juventude.  Nós, precisamos mudar isso em nossas famílias, ou amanhã teremos filhos feiticeiros dentro de nossas casas, homossexuais, cheio de imoralidade.

Deus nos deu esta noite como uma grande oportunidade de mudança.  Poderíamos ficar horas aqui falando sobre a estrutura de uma família, mas quero apenas deixar um texto bíblico da palavra de Deus que está em Mateus 7: 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.  25E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.  26Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.  27E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.  Nesta noite, dê ao Senhor uma oportunidade de entrar em sua vida, e em sua casa e fazer a transformação que vc precisa.  Sozinho(a) vc não vai conseguir nada, mas o Senhor será a tua força, a tua ajuda, o teu socorro.  Entregue ao Senhor a sua vida, entregue a Ele a sua família, e depois será apenas uma questão de se fortalecer na presença de Deus, de conhecer mais sobre a Palavra que pode mudar todas as outras áreas da tua vida, porque o Senhor tem uma direção para todas a coisas.

Glória a Deus

  Fonte: http://www.estudoscristaos.com
            Pastora Silvia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.