domingo, 15 de agosto de 2010
A VIDA CONJUGAL E A UNIDADE
"Uma família de visão é aquela que vive o presente, respeitando o passado, e vislumbrando o futuro".
A unidade da vida conjugal não significa necessariamente unanimidade. Unidade leva pessoas com ideias diferentes a convergirem para o mesmo objetivo, enquanto que a unanimidade pode representar apenas um interesse individual. Na unidade pode ocorrer a diversidade entre duas pessoas que tenham visão de um objetivo comum. Na unanimidade, são opiniões concordantes decorrente de um acordo ou pela necessidade.
A unidade é feita de parceria; não se forma unidade sozinho.Duas pessoas têm que chegaram á unidade sabendo da interdependência entre si mesmas. A unidade conjugal leva a um propósito. O casal que não possui um propósito não tem ideia do porque estão juntos. A unidade conjugal baseia-se no cuidado e na preocupação que os cônjuges tenham um com o outro. Há um pensamente que dá mais vida a essa afirmação: "Amar não é olhar um para o outro, mas ambos numa mesma direção". O propósito para a vida do cônjuge não é o individualismo, mas o companheirismo. O companheirismo e a unidade dependem de: Humildade; Mansidão; Ânimo sincero e redobrado; Empenho e esforço. A estas quatro virtudes, acrescente-se a compreensão e o respeito mútuo. Tudo isto só será possível se houver a exclusão do rogulho, que é a essência do pecado. Lançar fora as máscaras, as hipocrisias nutridas pela arrogância e o egoismo é preciso!
Deus tenha misiricórdia e abençoe as famílias, hoje, tão perseguidas pelo seu arqui-inimigo!
O propósito de Deus para a família
“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).
A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.
A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.
Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.
Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!
Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.
Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.
Verdade ou Mentira
01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.
05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.
06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.
07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário