sábado, 30 de outubro de 2010

COMO E ONDE COMEÇOU A FAMÍLIA

 Aonde começa a família? Bem, a família nasceu no coração de Deus. Sim! Deus a instituiu a partir da criação do homem, afirmando que não era bom que este estivesse só. Então idealizou a sua adjutora, a mulher, a espécie feminina, que seria sua parceira até que a morte os separassem. Foi assim que o Supremo Criador do universo deu ênfase à criação da família, a partir de um homem e de uma mulher, de um macho e de uma fêmea, consoante o que está escrito no livro de Gênesis. (Gn.1.26-27)
O desconhecimento da humanidade nas obras de Deus, na esfera da família, lhe permite ignorar fatos desta magnitude, como foi avaliado pela sabedoria que Deus proporcionou a Salomão, adiante transcrito: "Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas". (Eclesiastes 11.5)
Ignora-se o caminho do vento, ignora-se como se formam os ossos na ventre da mulher grávida, ignora-se também as obras que Deus faz; a ignorância sempre presente! Jesus disse a certo homem então em eminência: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não se sabe donde vem, nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito". (Evangelho de João 3.8)
Em meio a busca desmedida pelo conhecimento, pré anunciada  por Deus através do profeta Daniel, (Dn. 12.4) é fácil observar-se que o desconhecimento do homem sobre as obras de Deus é gritante, crescente e nocivo a si mesmo. Não se pára pra pensar sobre o que somos, porque somos e para quem somos. Há alguém que tem o direito de propriedade sobre nós: Deus, o nosso Criador. Ou não? O apóstolo Paulo escreveu: "Ou não sabeis vós que o nosso corpo e o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". (I Co. 6.19-20)  Certa vez Deus decidiu falar com Jó, e lhe fez a seguinte pergunta: "Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?" e acrescentou: "Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes?" (Jó 38.2,4) e a partir desse questionamente, seguiu-se mais quarenta e cinco perguntas, e todas, claro, sem respostas até hoje. Ignorância? Desconhecimento? Ou o que? Doutra feita Deus falou, através de um dos seus profetas, sobre o desconhecimento do seu povo e as consequência disso; confiramos: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,(...) visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". (Oséias 4.6) A família, foi e é, um projeto de Deus; nasceu da Sua ideia. As regras para a estabilidade da família, também foram dadas por Deus. Há cerca de quatrocentas e setenta referências à família em Sua santa Palavra, prova inequívoca de que Ele, o Supremo Arquiteto do universo, tem muito interesse por esse seguimentos de Sua criação. Proteja seu casamento, sua família e nunca desista dela, haja o que houver. Se o leitor ainda não sabia disto, eis o momento de pôr-se diante do onipresente, onisciente e onipotente Deus e pedir-lhe ajuda para amadurecer e crescer na vida conjugal. Ele é vivo e real, ouve-nos, fala-nos e quer nos ver e fazer-nos felizes, desde que sigamos as regras por Ele mesmo dadas para o casamento. Como disse o profeta, assim o digo também: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar". Que você e sua família estejam debaixa da graça e da potente mão protetora de Deus. Ele vos ajudará. Deus vos abençoe!
Pr. José Lúcio Ribeiro Filho, Diretor do DENEC/MFC-IEADERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.