quarta-feira, 16 de novembro de 2011


PRESSUPOSTO PARA UMA PREGAÇÃO EFICAZ EM TEMPOS PÓS-MODERNOS

Pr. José Lúcio Ri beiro Filho                                                                                                                                                                           Diretor do DEFAM/MFC-IEADERN

Vivemos o décimo primeiro ano do século XXI, tempo de grandes dificuldades, e de muitas facilidades. O Reino de Deus enfrenta enormes oposições, desde sua instalação aqui na terra. Os escolhidos, para desenvolverem a missão do que foi planejado pelo Seu Supremo Arquiteto, enfrentam lutas, desdém, desprezo e rejeições sem medidas. Aonde quer que a levem a efeito o que foi planejado antes da fundação do mundo, têm de frente os muitos desafios para cumprir sua missão, porém, quem nos enviou a fazê-lo, nos assegura sucesso,  vitória e a certeza de Sua estada conosco, todos os dias, em todo tempo e em todas as gerações.
Outro aliado dos tempos modernos é a multiplicação da ciência, como vaticinada pelo profeta Daniel cerca de quinhentos anos a. C. adiante transcrita:
“E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”. (Dn. 12.4)
Esse aliado tem condicionado a sociedade moderna a correr atrás da imagem de rápido movimento na tela, preferindo-a a um discurso, sem efeitos visuais divertidos, como é o caso da pregação do evangelho, que desperta pouco ou nenhum interesse das pessoas.
A Palavra de Deus revela um dos porquês dessa apatia da sociedade ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo no que lemos a seguir:
“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (II Co. 4.3-4)
Satanás é trevas. Este é, também, um dos motivos pelos quais devemos pedir orientação divina, para encontrarmos uma forma eficaz de pregar o evangelho nestes dias sombrios porque passa a humanidade, vítima inconsciente da ação do “deus deste século”. Acompanhem os argumentos dos:
 “Pressupostos Para Uma Pregação Eficaz em Tempos Pós-Modernos”.
Pressuposto:
§  Que se pressupõe; propósito; plano; projeto; ação ou efeito de pressupor;
§  Pressupor: Ação ou efeito de supor previamente.
Sabemos que as pessoas sofrem a influência da mídia em face de conceitos relativistas, ou seja, que defendem que “nada é independente, que tudo não existe a não ser em relação a outra coisa”.
São céticos no tocante a afirmação da Palavra de Deus: (verbis)
“Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. (Hb. 11.3)
Eis aqui um espaço aonde entram os escolhidos de Deus com a palavra divinamente inspirada e informativa sobre o plano de Deus, arquitetado no “alto”, em favor do homem criado à Sua imagem e semelhança, antes de todos os séculos. (Rm.16.25c)
O pregador do evangelho, aqueles comprometidos com Deus e Seu Reino, precisam ter ciência e consciência do que deve pregar e se auto-avaliar sobre suas próprias convicções no que tange a Pessoa e a obra de Deus, pois, por detrás do ato da pregação há ou deve haver:
I -Uma doutrina de Deus;                                                                                                                            
II - Uma convicção a respeito de Deus, no tocante: 
a) - A Sua existência;                                                                                                                            
b) - A Sua atuação;                                                                                                                        
c) - Ao Seu propósito.
É o que sinaliza a santa Palavra de Deus ao exortar aos seus escolhidos, de geração em geração:
“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. (II Co. 13.5)
A fé que temos, o compromisso e o conhecimento de Deus em nós, refletem diretamente no tipo de sermões que pregam
OS PRESSUPOSTOS:
Nem todas as pessoas estão dispostas a parar para ouvir; como serem alcançadas com uma mensagem eficaz? Consideremos alguns aspectos que podem ajudar o pregador a elaborar seu sermão com eficácia:
(1)   - O conhecimento teológico. Este é mais importante do que o método de falar, A teologia nos capacita a falar a mensagem inspirada e revelada de modo consistente.
(2)   - A metodologia. Esta tem sua importância. É inegável que a Homilética influencia o método de falar. A experiência de alguns afirma:
A técnica de falar nos torna oradores de uma mensagem, enquanto o preparo teológico nos torna pregadores portadores de uma mensagem”.
E mais:
“O segredo essencial não é dominar certas técnicas, mas ser dominado por certa consvicções”.
Deus é Luz. A Sua Palavra também é Luz:
“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho. (Sl. 119.105)
O pregador deve anunciar a Palavra de Deus, sendo admissível a inclusão de ilustrações, não tão longas que desvie o bojo da mensagem. Deve pedir graça a Deus para inseri-las ao auditório, do púlpito ou da tribuna, tão iluminado pelo Espírito Santo, quanto ao disseminar a Palavra.
O auditório, geralmente, tem suas próprias característica. É constituído de:
(a)    - Alguns que estão muito afinados com Deus e Sua Palavra;
(b)   - Os desnorteados e perplexos pelo mistério da própria existência;
(c)    - Outros que não encontram respostas para suas dúvidas, porque céticos.
Por ser a Bíblia Sagrada a Palavra de Deus, e está acima de coletâneas de doutrinas ou artigos bem escritos, o pregador precisa conhecer as doutrinas dela emanadas. A diferença está em que:
“A Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas. E é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”. (Hb. 4.12-13)
Eis aí os “Pressupostos Para Uma Pregação Eficaz em Tempos Pós-Modernos”. Sendo o pregador “A Voz de Deus” tem o papel de anunciar o plano que Deus realizou para os que crêem como diz a Escritura - (Jo. 7.37-38) – e deve se esforçar para:
1.      Apresentar o Plano Divino em favor da humanidade;
2.      Despertar a fé do seu ouvinte pela palavra inspirada;
3.      Despertar a esperança no coração do homem;
4.      Proclamar o Reino de Deus com conhecimento, unção e vida de oração;
5.      Fortalecer os outros com a Palavra atualizada e motivadora.
Associadas à estas, enumeramos a seguir, outras sugestões que se ajustam aos Pressupostos Para Uma Pregação Eficaz nos Tempos Pós-Modernos”, e se postas em ação farão toda diferença:
01.  Vá para o local da pregação bem preparado; (Teológica e metodologicamente)
02.  Comece com calma, confiando em quem fez a promessa de estar conosco;
03.  Prossiga de modo modesto, não trema e não se desfaça em gritos;
04.  Fale com clareza, humildade, firmeza e sem declamar;
05.  Não levante a voz em demasia; equilibre o tom da voz; o auditório está perto;
06.  Empregue frases curtas e claras, peça graça a Deus para fazê-lo;
07.  Evite a monotonia, sem fazer estardalhaço; seja senhor da situação;
08.  Evite sarcasmo e não use expressões maliciosas; seja usado pelo Espírito Santo;
09.  Ande com dignidade e não faça ataques hostis, nem desabafos;
10.  Não provoque risadas; você não está no picadeiro, que é lugar de palhaço;
11.  Não se elogio a si mesmo; “deixe que os outros de louvem”;
12.  Não canse os ouvintes com longos discursos, firme-se no texto e no tema;
13.  Procure suscitar o interesse do auditório pela mensagem;
14.  Fale com moderação e autoridade, mas não no tom de mando;
15.  Não olhe para o chão, nem para o teto; fixe os olhos nos ouvintes;
16.  Adapte os gestos às palavras, e não comece cada frase tossindo;
17.  Não fique estático, teso e rígido como uma estátua; não faça gestos ridículos;
18.  Não brinque com o botão do paletó, nem com as mãos nos bolsos da calça;
19.  Não ande sobre a plataforma com passos gigantes ou de gatinhos;
20.  Conclua sua mensagem e não fique dizendo: Logo vou terminar
CONCLUSÃO
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”. (II Tm. 4.2)
 O caminho para Deus está aberto (Jo. 14.6) siga em posição de servo; coração limpo; humildade e temor; seguindo a santificação; buscando o auxílio divino. Sob Sua graça e proteção, pisaremos as misérias no assoalho do mundo vil, e por fim veremos a Sua face augusta e santa, onde O adoraremos para sempre. Amém!

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.