sábado, 3 de julho de 2010

A Família Cristã

Provérbios 22:6
A ideia é de iniciar a vida de uma criança em um caminho específico, esse “caminho” é o caminho da sabedoria. A verdadeira sabedoria é aquela em que se tem a humildade para continuar aprendendo no decorrer do caminho da vida.
A família deve ser uma comunidade de ensino e aprendizado a respeito de Deus. As crianças devem ser instruídas e encorajadas a usarem essas instruções como base para suas vidas.
O trabalho realizado com a criança é como um plantio em terra fértil, onde tudo que é plantado e cuidado germina, cresce, floresce e frutifica a cem por um.
Como Disciplinar
A palavra disciplina, segundo o dicionário Aurélio2 significa ensino, quando não há ensino sistematizado de regras ou de conduta de comportamento, ocorre a indisciplina.  Ela caracteriza-se quando os pais não sabem ou não conseguem dizer não aos seus filhos, na hora certa, ocasionando a falta de limites.
Alguém pode estar se perguntando:  O que a Bíblia orienta nestes casos? É preciso usar, de fato, a vara para corrigir um filho? Eu posso apresentar alguns trechos bíblicos   do livro de Provérbios que abordam o assunto, como por exemplo em Provérbios 13:24: “ o que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que ama desde cedo o castiga.”
É importante frisar que os pais devem tratar seus filhos com amor, desenvolvendo o diálogo com eles para um crescimento consistente, sobretudo, no tocante ao que se aspira na educação das crianças.
Que Deus abençoe sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.