domingo, 23 de outubro de 2011

CURRICULO DE JOÃO (O BATISTA)




Pr. José Lúcio Ribeiro Filho Diretor do MFC/DEFAM-IEADERN

Para conhecimento dos cristãos evangélicos, apresento o currículo de João, filho Zacarias & Isabel, ela prima da Virgem Maria, mãe biológica de Jesus Cristo, nosso bendito Salvador, por considerá-lo muito importante, de cujo teor aprenderemos lições de conduta e compromisso ministeriais.


PREÂMBULO


O verdadeiro ministro de Cristo é despenseiro e embaixador; (I Co. 4.1-2; II Co. 5.18-0) estes fatos atestam por si sós e vão além da posse de títulos meramente acadêmicos, porque no dizer de James D. Crane, a relação entre o pregador e sua mensagem não é mecânica; é vida” (Lutero)

João Batista teve um currículo de notoriedade ímpar, e por ele a reivindicação de destaque no cenário religioso de sua época é justa; acrescentou.

O CURRICULO


João merece destaque entre os maiores da terra, e Jesus o disse com clareza, pois suas qualificações pessoais não estão nos livros de uma instituição de ensino mas sim, nas páginas da própria Palavra de Deus.

São as Escrituras que fazem as seguintes distinções a seu respeito:

01 - Seu nascimento revestiu-se de notoriedade, pois foi anunciado por um anjo e seu nome escolhido por Deus mesmo (Lc. 1.13)

02 - Seu pai, Zacarias, era da linhagem sacerdotal; (Lc. 1.13)

03 - No campo do parentesco natural tinha muito de que se orgulhar, pois era primo de Jesus;

04 - Antes mesmo de nascer o próprio Deus, através dos profetas, falou a seu respeito no Velho Testamento. (Is. 40)

05 - Foi cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe; (Lc. 1.15)

06 - Seu nascimento foi miraculoso porque sua mãe era estéril; (Lc. 1.7)

07 - Foi-lhe assegurado um ministério de sucesso. (Lc. 1.16)

08 - Tinha Muitos discípulos; (Mt. 9.14)

09 - Foi ele quem batizou Jesus (Mt. 3.13)

10 - Recebeu testemunho de Jesus de ser muito mais do que um profeta; (Mt. 11.9)

11 - Foi um pregador incansável (Mt. 3.1)

12 - Era procurado pelas multidões. (Mt. 3.5)

13 - Foi marco temporal de duração da lei e dos profetas. (Mt. 11.13)

14 - Dentre os nascidos de mulher até então não se achou alguém maior do que ele. (Mt. 11.11)

15 - Foi um precursor de Jesus preparando-lhe o caminho (Mt. 3.1; Lc. 1.76-77)

Após João presenciar a convergência do povo para Jesus, continuou exercendo o seu ministério, sem ciúme, sem despeito, sem competição. A serenidade de João o levou a quatro declarações, chamadas de “alicerces para o ministério” que só o enaltecia como ministro de Deus. Vejam:

I - “Eu não sou o Cristo, mas somente um enviado diante d’Ele”. Eis aqui uma lição de humildade que identifica todo pregador ou pelo menos, deveria identificar: “Eu não sou o Cristo, mas somente um enviado adiante d’Ele”. (Jo. 3.28)

II - A noiva pertence ao noivo. A lição para os pregadores nesta pilastra: Nenhum pregador, ou ministro, ou pastor, têm direitos sobre as pessoas que formam a noiva do cordeiro, ou a noiva de Cristo. João afirmou: “A noiva pertence ao novo” ou ainda: Aquele que tem a esposa é o esposo”. (Jo. 3.29)

III - João assegura: “Sou amigo do noivo”. Esta declaração do amigo do noivo, deveu-se à missão desse grande precursor de Jesus, reconhecendo que Ele, sim, tinha direitos sobre a noiva ou esposa, porque esta lhe pertence.

Ele disse: “mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já esta minha alegria está cumprida” (Jo. 3.29)

IV - O discípulo de João, como que com ciúme porque o ministério de Jesus crescia e a multidão o procurava, foi até João para dizer-lhe essa nova. Mas o seu mestre, (João) lhe revela uma grande verdade: “É necessário que Ele cresça, e que eu diminua”. (Jo. 3.30) Oh! Quantos precisam aprender esta lição hoje!
João acrescenta a razão porque olhava para seu Mestre Jesus com essa visão tão divina: “Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que vem da terra ;e da terra e fala da terra. Aquele que vem dom céu é sobre todos”. (Jo. 3.31)

Não deveríamos ter o que diminuir diante da grandeza de Deus, o todo poderoso e eterno; por que o que somos diante d’Ele, se apenas somos como um grão de areia!? O que temos nós que não tenha vindo de Deus? A natureza carnal engana; “enganoso é coração”; muitos que se acham poderosos, independentes, super líder, e criam suas próprias regras e se referem à Palavra de Deus para simular submissão. Garantem vitória às pessoas, asseguram-lhes sucessos e afirmam que há poder em suas palavras, como de fato a Palavra o diz, mas não no sentido que tentam impregnar nos ouvintes.

Deus abençoe a todos os leitores desta transcrição, mesmo com algumas inserções fora do seu contexto, para que fique o que há de melhor: As lições de crescimento espiritual em busca de maturidade para suas próprias vidas, enquanto estão formando o seu próprio currículo na história contemporânea.

João - o batista- se destaca de João - o evangelista – a partir do seu currículo. Transcrevo neste espaço, o seu currículo, tal como escreveu o Editor da Revista Pensador Cristão, o advogado Lutero de Paiva Pereira, membro da Comunidade Cristã de Maringá-PR, no artigo intitulado Coração de Ministro (Pag. 23, no. 04, Dez/2000, Ano I).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.