quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COLUNAS DO "EDIFÍCIO"

Quando preparávamos o vigézimo quarto Encontro de Casais com Cristo, seguindo uma praxe, escrevi a mensagem para os casais, chamados "Encontristas", sob o tema Colunas do "Edifício", que seria inserida no chamado Livrão do Encontro, objetivando conduzí-los a uma reflexão que os fizessem pensar e lembrar ao mesmo tempo, do que ocorreu a partir das suas adolescências, que tenha viabilizado os seus encontros, como e onde se deu a façanha, e levá-los a uma retrospectiva à vida dos dois, ensejando voltarem aos bons momentos, quiçá esquecidos por alguns. Eis o teor da mensagem:
COLUNAS DO "EDIFÍCIO" - Caros casais, escrevi esta mensagem, para adicioná-la ao livro do 240. Encontro de Casais com Cristo, sob a bandeira da IEADERN, (Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte), do qual fosteis participantes, objetivando estimular-vos a rever as bases sobre as quais foi constituído o "edifício" representado pelo vosso casamento, inspirado no que o Senhor Jesus Cristo afirmou em Lucas 14.28-30 adiante transcrito: 
"Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não o podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar".
Gostaria de conduzir os senhores casais a uma reflexão sobre o texto dado acima, e enfatizar o matrimônio. Primeiro, devem entender o casamento como a vossa "torre" em construção, cujas bases estão na Palavra de Deus, e sobre as quais são postas três colunas para sua sustentação: (1)- Deus; (2)-um homem; (3)-Uma mulher. Não quis o divino Mestre dizer com este ensino, sobre o esforço que o esposo e sua esposa devem empreender para sustentar o matrimônio, induzindo-os a uma convivência pautada a bons exemplos, e a uma vida conjugal equilibrada, com respeito e compreensão entre si? Sim! Precisam enxergar o casamento como a construção de um edifício que não será concluído enquanto os dois não cumprirem o seu papel, a sua missão para a qual Deus os trouxe à vida. Construir é edificar sobre base sólida, para não ruir o que se construiu e se buscou à união conjugal. Se o casal seguir a orientação do divino Mestre, não terá de que se envergonhar; sua construção, seu edifício, portanto, seu casamento estará edificado sobre a "rocha". Houve um período de preparação, incluindo o namoro e o noivado; este período equivale o fazer as contas dos seus gastos, ou seja, conhecer as responsabilidades, os sacifícios inerentes à vida do esposo e da esposa, a compreensão entre si nas dificuldades, o compromisso e a cumplicidade entre os dois, a renúncia à vida de solteiro, enfim, o que vivem juntas duas pessoas que se dizem amar uma à outra. Porventura não estão nisto, as duas colunas do edifício? Sim! Mas falei sobre três colunas edificadas sobre os fundamentos da construção. Onde está, pois, a terceira? A coluna onde se apoia a viga principal da construção é o Instituidor da família: Deus. Sem esta, o edifício corre o risco de dessabar. O casal deve se esforçar para não permitir que escarneçam de si, como incapazes por não terem concluído a sua "construção", a sua "torre". Deus e a Sua Palavra são indispensáveis na vida matrimonial. Através da Sua Palavra Ele orienta, ilumina e aponta soluções plausíveis e viáveis ao casal, para solucionar possíveis problemas, ajudando-o a suportar juntos as crises. Ora, com Deus na vida de duas pessoas que se fundem para o milagre de uma-só-carne, até a tristeza canta de alegria. Este é um mistério concedido "para quem vive, vivo, entre o vivos". Só em Cristo estas coisas são possíveis, plausíveis e viáveis. Pensem nisto! Alinhem o vosso casamento para melhores dias! Preparem o caminho que trilharão juntos na velhice! Saibam que os melhores dias para a vida dos dois virão na melhor idade! Porque os filhos se casam e alçam voos em busca dos seus próprios ideais e destinos. A partir daí, os pais terão apenas, um ao outro; serão somente os dois, como começaram. Vivam e sejam felizes, até que a morte vos separem. Que este Encontro proporcione um feliz e inesquecível reencontro para cada casal! Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.