sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RESPONSABILIDADE DE SER PAI

Esta postagem tem como fim profícuo, a conscientização de seus leitores, para a grande missão de ser pai e o conhecimento das responsabilidades decorrentes. Ofereço o texto bíblico adiante transcrito em linguagem acessivel, como base da reflexão dos visitantes: 
"Vós, pais, não impacienteis a vossos filhos, desencorajando-os com gritos ou ridicularizando seus esforços; tais provocações ferem seus espíritos". (Colossenses 3.21)
Muitas famílias contemporâneas, enfrentam algumas dificuldades na regência de sua prole, porque algumas vezes ou quase sempre, não conhecem as recomendações do texto dado acima, vitimadas pelo desconhecimento de normas e despreparo na criação dos filhos, trazendo-lhes grandes, médios ou pequenos transtornos, que poderiam ter sido evitados, se houvesse disposição de respeitá-las, que aliás, é responsabilidade e dever de todos os pais, aceitem ou não a orientação que promana daquele que instituiu a família; são regras saudáveis, possíveis e adotáveis; há de se lamentar, que muitos de nós, pais, formamos a nossa família, despreparados para essa tão grande missão. Talvez essas afirmações sejam melhor assimiladas, depois de lermos a narração seguinte, escrita por certo CV:
"Uma policial famosa - de quadrinhos - mostra uma criança perguntado ao pai quais os cursos que ele tinha feito para se formar como pai. Quando o pai responde que nenhum, o filho diz: "Nenhuma qualificação, então?" "Nenhuma..." o pai responde. "...e, ainda por cima, o cargo é vitalício."
Em meu casamento, relutei durante anos para ter filhos, esperando estar "preparado" para isso. Mas como Deus tem seus próprios planos, o filho veio, independente de eu me sentir preparado ou não. "Bom", pensei, ao saber da notícia. "Deus sabe o que faz. Com certeza, já estou preparado para ser pai".
Qual nada. Não estou preparado ainda, e acho que nunca vou estar. Posso até dizer que a minha crença num Deus sábio ficou momentaneamente abalada: como é que um Deus sábio pode mandar uma criança desprotegida para um ser tão irresponsável como eu? Como? Mas aconteceu uma coisa estranha. Uma semana depois que ele nasceu, eu me vi apertando minhas contas, cortando alguns gastos... e fazendo um seguro de vida. Ví a mim mesmo me privando de certas coisas para poder atender melhor meu filho. Ví minha vida mudando. Ví Deus me modificando. Pois é. Deus é sábio. E com certeza, não nos manda filhos por que somos responsáveis: nos manda estas crianças porque precisamos da responsabilidade".
Caro visitante, após refletir no texto bíblico dado acima, e no arrazoado de "CV",  compare-se com o "norte" que lhe é oferecido, e avalie se você se encaixa no modelo do pai que encontrou o caminho da responsabilidade e a quem ele atribuiu a sabedoria de capacitá-lo para uma tão grande missão: A de Ser Pai. Se não, ainda é tempo; caminhe nessa direção. Deus o ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.