segunda-feira, 27 de junho de 2011

UMA MISSÃO ESPECÍFICA
Pr. José Lúcio Ribeiro Filho
Dir. MFC/DENEC-ieadern

Fala-se muito em missões nestes últimos tempos, e na maioria das alusões às mesmas, são voltadas, geralmente, para as missões transculturais.
Neste espaço, falaremos, de modo sucinto, embora, de uma missão específica, trazida à tona com fulcro no registro do apóstolo Lucas (Lc..9.59-62) da qual o Senhor Jesus Cristo tratou, quando um pretendente o queria seguir, quiçá, por desejar conseguir alguma coisa que não se define ao seguir-se a Jesus. A esse respondeu Jesus: "As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" .
No mesmo instante, disse a outro: "Segue-me.
Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe respondeu: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o Reino de Deus".
Um terceiro, voluntariamente, disse também a Jesus: "Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa"
E Jesus lhe disse: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".
Neste texto, é-nos dado a conhecer, três tipos de pessoas que aceitam seguir a Jesus:
1. Os que querem andar com Jesus sem saber que destino lhe será dado, achando que acompanhá-Lo será sempre um "mar de rosas", sem quaisquer intempéries.
2. Os que, de modo determinado, querem segui-Lo, mas tem uma condição a fazê-lo: "Deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai". Seus próprios interesses priorizados; os de Cristo secundados.
3. Os que afirmam querer segui-Lo e não tem muitas pretensões, senão somente: "deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa". Outro caso de: primeiro o meu, depois o Teu. 
Jesus ensinou: "Mas buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas". (Mt. 6.33)
Vamos aprender as lições advindas da Palavra do Senhor, dirigida ao segundo "missionário", de quem não foi revelado o nome, mas o que seria a sua tarefa no Reino: 
O Mestre divino não o proibiu ir aos seus, mas mudou o objetivo de sua ida até eles. Havia quem fizesse o enterro do seu pai: Os seus "mortos". Pregar o Evangelho do Reino, entretanto, só aqueles por Cristo chamados e nascidos da Palavra e por Ele enviados. (Tg. 1.18) 
Aqueles que estão ocupados com missões no Reino de Deus, não lhes é dada a responsabilidade de enterrar a seus mortos, mas a de levar-lhes a mensagem de Vida. Disse Jesus: "Tu porem, vai e anuncia o Reino de Deus".
Jesus nos chama para seguindo-Lo. E seguindo-O, devemos ir, e indo, devemos anunciar a mensagem do Seu Reino. 
Quando somos chamados por Cristo, não somos enviados sem objetivos, sem destino, sem os alvos que Ele próprio quer alcançar. 
Ele falou para o seu enviado ir à sua família; a mensagem deverá ser dada em consonância com o Seu Reino. 
Jesus não negou os cuidados a que o pai daquele a quem chamou e enviou merecia, mas os atribuiu aos demais membros da família. 
Não devemos querer fazer tudo. A seara é grande, mas poucos são os ceifeiros. Nós precisamos ter conhecimento de qual seja a nossa missão e cumpri-la, sem atropelar as de outros em torno de nós.
Jesus o fez saber o seu novo campo missionário: A família;
Jesus o fez saber qual a sua nova missão: Ir à sua família;
Jesus revelou qual a mensagem a ser anunciada à família: O Reino de Deus.
Que nenhum membro do "Corpo" de Cristo perca a sua visão missionária. Quando acharmos que nada há para fazermos; quando não vislumbramos nenhum campo missionário; quando ninguém nos envia a lugar nenhum, lembremo-nos que Jesus nos envia à nossa própria família. 
Não negligenciemos a nossa missão, ainda que tão perto ou tão longe esteja de nós; contanto que não deixemos a nossa família sem conhecer o plano de Deus para a família, incluindo a salvação da sua alma..




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.