quinta-feira, 2 de junho de 2011

Laços de Familia

Deus faz que o solitário more em família Salmos 68.6

Que fazer, a fim de contribuir para que a família venha a ser unida e estável? Sem dúvida nenhuma, para que isso aconteça o caráter, a formação e o comportamento daqueles que a lideram é fundamental.

É essencial que as raízes de seus líderes sejam da melhor qualidade, e assim o futuro tronco venha a ser digno e forte. Se o resíduo final não for o amor, em seu mais profundo sentido, nada de bom irá crescer daí. Eis a razão de ser tão importante o conhecimento amplo — jamais superficial — de ambos os troncos, o masculino e o feminino. A explicação para tantas brigas, tumultos, desunião e separação é a entrega comum a arroubos e entusiasmos passageiros, quando homem e mulher se deparam frente a frente, se enamoram e só depois mostram seu verdadeiro rosto... Quanta decepção pode acontecer! “Pensei que ele era uma boa pessoa, capaz de amar em paz... Como me enganei! Nada mudou; só piorou.”

E pensar, em meio à tamanha hecatombe, que a família foi o grande plano de Deus! E continua sendo; e será para sempre! Eis a razão de ser tão forte e acirrado o ataque satânico contra a instituição família — e cada vez pior! Aliás, como predisse a Bíblia que aconteceria no final dos tempos: pais contra filhos; filhos contra pais.

A pergunta crucial é esta: Estará o homem preparado para desempenhar seu papel de líder na família? E a mulher, possui ela realmente qualidades de liderança? Na verdade não se exige dos líderes que sejam perfeitos; espera-se, isto sim, que ele e ela sejam o mais equilibrados e sensatos possível; o mais justos, dignos e amorosos que puderem ser.

Na verdade a família é uma escola, e os dois professores que a lideram — o pai e a mãe — precisam ter base sólida para cumprir seu papel de formadores de um lar e de futuras gerações, caracterizados por união espontânea, interesse mútuo, paz, alegria e respeito. Para alcançar tal estágio — tão invejável — seus líderes têm de galgar os degraus desse “templo” chamado família, isentos de ódio, paixões torpes, distúrbios emocionais, mentira, inveja, ciúmes, desinteresse, pobreza de ideais, e principalmente ausência de Deus.

Que a arca santa da nossa casa — nossa família — vagueie feliz por sobre as águas, imune às tormentas carnais e emocionais. E chegue finalmente ao porto, enlaçada pelo imensurável amor de Deus, o construtor dessa arca. E que os laços de família carreguem em si o travo da verdade e da dignidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.