sábado, 17 de abril de 2010

SUPERANDO AS DORES QUE SURGEM NA FAMÍLIA

SUPERANDO AS DORES

QUE SURGEM NA FAMÍLIA


Mc 5.21-43


Uma família vivendo uma experiência de dor.
Jairo quer vencer o problema da dor ao ver a filha curada.

I) No enfrentamento do problema sempre surgem obstáculos a serem vencidos:

  1. Primeiro obstáculo  posição social.
Jairo era o chefe da sinagoga: não lhe ficava bem permitir que sua fragilidade diante da doença fosse do conhecimento público.

  1. Segundo obstáculo - a espera.
No caminho alguém furou a fila do milagre, ele precisou esperar.

  1. Terceiro obstáculo - a imagem da realidade.
Sua filha morreu...

II) Recursos de que dispomos para superar a dor vivida na família.    
1.    O recurso humano.
1-   Todo problema humano apresenta uma dimensão que precisa ser tratada pelo próprio homem. Os quatro aspectos do lado humano no enfrentamento da dor:
a)    A força da solidariedade. Um pai que corre o risco de ser mal interpretado, mas o que importa é a restauração da filha.
b)    Paciência - A cura de Jairo nos ensina que nem sempre os milagres são instantâneos, seno as vezes processuais, demandando espera, paciência, perseverança.
c)     Esperança - os que conseguem superar a dor na família são aqueles que não perdem a esperança.
d)    União - na busca de solução para o nosso drama, não devemos sucumbir a solidão. Daí o papel da igreja. (Mc 5.40)
2.    O segundo tipo de recurso na superação da dor é o recurso divino.
a)    A decisão divina de intervir. Só encontramos solução para os nossos problemas quando Deus resolve agir. (Mt 5.22,23) Como conseguir que Deus intervenha no nosso problema? Se colocar diante d'Ele com humildade.
b)    O segundo aspecto da solução divina é que a presença de Deus vai ao encontro da dor humana, sarando-a - mas tão somente quando o levamos até o cerne da nossa dor, o centro do problema. (Mc 5.24-40)
3.    O terceiro aspecto da solução divina está em  emprestar fé à declaração que sai da boca de Deus acerca da solução que traz para nosso problema. (Mc 5.41) Qualquer ação de Deus na vida humana só se manifesta quando sua Palavra sobre o problema é liberada. Foi a Palavra que criou o Universo. É a Palavra que dele que faz milagres, a abre horizontes, ressuscita mortos. 


fonte:www.familiaegraça.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.