quarta-feira, 13 de abril de 2011

VARÃO VIRTUOSO QUEM ACHARÁ?

Pr. José Lúcio Ribeiro Filho

Tenho observado grande apreciação pela expressão bíblica: Mulher Virtuosa, seguida da citação do texto das sagradas Escrituras, verbis:  "Mulher virtuoso quem achará? O seu valor muito excede o de rubis". (Pv. 31.10)
Não há, entretanto, nenhuma alusão específica na mesma fonte, a Varão Virtuoso. Pensando nisto, resolví escrever sobre o assunto, e premiar as mulheres com o Varão com suas mesmas qualidades, para seu próprio bem-estar. O objetivo disto, é nivelar os cônjuges com privilégios similares, no tocante a vida a dois. Leiam com atenção e vejam que Deus também preparou o Varão Virtuoso para desposar suas filhas, consoante depreendemos do que diz I Jo. 5.1.
 VARÃO VIRTUOSO, QUEM ACHARÁ?
Estamos vivendo tempos difíceis! Tudo está previsto nas sagradas letras! O apóstolo Paulo por inspiração divina anteviu e pelo Espírito do Senhor escreveu:

“Sabe, porém, isto: Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”. (II Tm. 3.1-5)

Onde achar o Varão Virtuoso? Em primeiro lugar vamos considerar: Diante do texto acima transcrito, e em meio à criação, é possível encontrar alguém que não esteja inserido na narração feita pelo apóstolo em nossos dias? Não devemos nem pudemos subestimar as escolhas de Deus! Não pudemos julgar ou nos apressar em fazer juízo à pessoas, quando desconhecemos os segredos de Deus!
Se buscarmos exemplo no profeta Elias, constataremos que precisamos ser cautelosos. O Senhor precisou de Elias para cumprir uma grande missão e por causa da perseguição de um ímpio casal, o encontrou escondido em uma caverna, onde lhe perguntou:
“Que fazes aqui, Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem”. E o Senhor lhe disse: “Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco... também eu fiz ficar em Israel, sete mil; todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou”. (I Reis 19.13-15 e 18)
É possível, sim, encontrar Varão Virtuoso! Que características tem esse homem? Sabemos que existe um identificador na Bíblia Sagrada de “mulher virtuosa”, que é Provérbio 31.10-31; e não há um identificador para de homem virtuoso? Existe sim! Vamos conhecê-los agora: Em primeiro lugar, vamos ler I Co. 16.13-14: (verbis) “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonil-mente; fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos em amor”. Homo sapiens, é o homem feito à imagem de Deus; é mamífero; bímano; bípede; de posição ereta e hábitos gregários, se distingue dos outros animais por sua linguagem articulada e raciocínio desenvolvido. Esse é o varão que deve ser: viril; valoroso, corajoso, enérgico, firme, determinado; nobre; à estas qualidades, devemos somar as de: “Homem sincero e reto, temente a Deus e que se desvia do mal”. (Jó. 1.8) Estas últimas lembram alguém? Por certo; o patriarca Jó, detentor desses adjetivos. Foram testemunhadas pelo próprio Deus. Observemos o que o Espírito Santo determinou para a igreja primitiva:
1. Sede vigilantes. O verbo “ser” serve para afirmar, no sujeito, a existência de uma qualidade ou estado. Ex. Deus predestinou os homens não só para serem gloriosos no céu, mas também para serem mais santos na terra. (Vieira) Vigilância fala de atenção; cuidado; estar atento; observador.
O mandamento é: Ser vigilante. É uma exortação ao cuidado; todo cristão tem obrigação de alinhar seu comportamento a um “modus-vivendis” ajustado aos padrões do cristianismo.
Sugerimos a leitura dos seguintes textos bíblicos, coerentes com a afirmação. (I Rs. 2.2; II Cr. 15.7; Is. 35.4; Ag. 2.4; Zc. 8.9; Ef. 6.10 e II Tm. 2.1)
2. Permanecei Firmes na fé. O verbo permanecer corresponde a conservar-se; continuar a ser ou ficar; persistir; continuar existindo.
Ex. “A dignidade da terra acaba, em lugar dela tenho a do céu, que permanece”.
O Varão Virtuoso é um homem comprometido com a ética cristã, e não pode negligenciar o compromisso de fidelidade a Deus, e aos Seus ensinos. Não de qualquer maneira, mas com firmeza, em razão da sua fé. Fé em Deus, fé em Suas promessas, fé no plano de Deus em seu favor. Comparar com os textos bíblicos referentes ao arrazoado acima. (Gl. 5.6; Sl. 55.22; I Pd. 1.5; Jd. 24)
3. Portai-vos varonilmente. O verbo “portar” significa: Haver-se; comportar-se; ter bom procedimento; portar-se por fé. Enquanto a advérbio “varonilmente”, aponta para a qualidade daquele que se porta por fé. Diz respeito ao Varão Virtuoso em ação.
Ex. “Ora, o menino crescia e se fortalecia no espírito e habitava no deserto”. (Lc. 1.80) Para melhor compreender o ensino deste item, recomenda-se a leitura dos textos bíblicos seguintes: (I Co. 3.1; 14.20; Ef. 4.1; Cl. 1.28; II Sm. 10.12)
4. Fortalecer. Este verbo quer dizer: Tornar forte; robustecer. Fortalecer-vos. A força é concedida por Deus. Cabe ao Varão Virtuoso buscá-la com esforço e vontade de se fortalecer, para o bom desempenho da sua fé com amor na sua família. Ex. “O ardente amor da pátria os fortalece”. (aulete)
É de bom tom ler-se: I Pd. 5.10; II Sm. 10.12; I Rs. 2.2; Jó 40.7; Ez. 22.8; e II Cr. 15.7)
5. Todos os vossos atos sejam feitos em amor. Amar é tomar amor a; sentir ternura por; Ex. A mulher, quando ama, tem heroísmos e abnegações”. (Camilo)
Observemos o que isto nos revela:
(a) - O amor é um princípio ativo; (I Tss. 1.3; I Jo. 4.7;
(b) - O amor é um princípio permanente; (I Co. 13.8-13)
(c) - O amor é o segundo grande mandamento; (Mt. 22.37-39)
(d) - O amor é o fim do mandamento. (I Tm. 1.5)
O amor de Deus é o motivo desse amor, que deve ser ligado ao afeto fraternal. Pode ser conferido com os textos seguintes: (Jo. 13.34; I Jo. 4.11; Rm. 12.10; II Pd. 1.7)
Eis o modelo de um Varão Virtuoso:
1. Ser vigilante; na vida como um todo, no trabalho, na igreja, no lazer, na família, no casamento.
2. Permancer firme na fé; o homem deve está firme na fé comum que foi dada aos santos. O modelo é o de Cristo, como escrito estar em Jo. 7.37-38; Ef. 2.8; Jd. 1.3.
3. Portar-se varonilmente; ter comportamento de homem maduro, sério, cúmplice do seu cônjuge, deixando as atitudes infantis, esforçando-se no cumprimento dos seus deveres, amadurecido nas responsabilidades: a)- conjugais; b)- eclesiásticas; c)- sociais.
4. Fortacer-se. Cuidar de si mesmo e da esposa, sem fraquejar, de igual modo à esposa virtuosa que trabalha pela honra do marido; (Pr. 31.10ss) buscando força em Deus que promete completar essa tarefa. Conf. I Pd. 5.10.
5. Promover o amor no lar. Suas atitudes em relação à sua esposa, gira em torno do amor. O amor é a base de suas relações intra-familiares.
6. Homem de bem, reto, sincero, temente a Deus, e que se desvia do mal. Estes adjetivos complementam as qualidades de um Varão Virtuoso e foram palavras do próprio Deus qualificando o seu servo Jó. Assim como Deus apresentou no livro Provérbios 31.10ss e especificou a Mulher Virtuosa, de modo similar, na Sua própria Palavra, está aí o Varão Virtuoso e como descobrí-lo pelas suas qualidades. Tudo atestado pelo próprio Deus. (Jó 1.8)
Amai-vos, pois, um ao outro: Varão e Varoa e sejam Virtuosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.