sábado, 27 de março de 2010

Como está a sua aliança familiar?



 
Qual o nível de sua aliança com sua família? Mulher, qual o nível de sua aliança com seu marido? Homem, qual é nível de sua aliança com sua esposa? É uma aliança passageira? É uma aliança de papel ou uma aliança de ouro? Uns fazem em ouro amarelo, outros em ouro branco, mas é ouro. Tentaram inventar em uma época a moda da aliança de prata, mas não pegou, pois todo mundo que vai casar quer uma aliança de ouro, não é verdade?
O que é uma aliança? Aliança é algo que não se quebra. Aliança é a coisa mais sagrada que existe num relacionamento. A gente sempre se lembra de Rute quando fala de uma aliança, porque ela foi uma mulher aliançada. Rute tinha tudo para ir embora e abandonar a sua sogra, mas ela tinha feito uma aliança diante de Deus. Rute falou para sua sogra: “Eu tenho uma aliança com você, não me peça que eu te deixe minha sogra”. Isso é aliança! “Eu não sei para onde você vai, eu não conheço a tua terra, não sei nada sobre ela e nem sei como vai ser a nossa vida lá”. Noemi não tinha nada pra oferecer. Aliança é isso. Ela permanece mesmo em situações difíceis. Fazer aliança em tempos de paz, de alegria e de fartura é fácil!
Você está disposto a semear? E como nós semeamos a aliança? Em cada dificuldade que você enfrentar no seu casamento, em cada dificuldade que você enfrentar com seu filho, você vai provar que a sua aliança é maior do que o problema. O que significa a aliança no casamento? Que quando você olha para seu cônjuge e diz: “Nós vamos superar porque estamos juntos”. Muitos semeiam coisas ruins e colhem como conseqüência: “Vou me separar”. Para eles é mais fácil falar “vou me separar” do que dizer “vamos superar isso juntos”.
A primeira semente necessária para que nós tenhamos relacionamentos solidificados é a aliança. Não estou falando só de casamento, mas de relacionamentos em geral. Quantas vezes eu vejo os pais romperem as suas alianças com seus pais. Não faça isso! Seu pai não é perfeito, sua mãe não é perfeita, mas eles são seus pais e aliança é algo que não se rompe.

 
Eu ouço de muitas mulheres: “Meu pai me estuprou quando eu tinha 12 anos e continuou até eu sair de casa. Como é que eu vou ter aliança com um homem como esse?” Eu digo: “Você tem aliança com ele porque ele é seu pai”. Elas contestam: “Não, ele não é meu pai”. Novamente eu afirmo: “Sim ele é seu pai! E na hora certa o poder de Deus vai encontrá-lo, vai humilhá-lo, e ele vai lhe pedir perdão. Mas ele continua sendo seu pai”.
Seu filho saiu de casa, mexeu com drogas, engravidou fulana e sicrana. Você pode dizer: “Não é mais meu filho!” E eu lhe digo: “Sim, ele é seu filho!”. Muitas vezes nós semeamos o que é falta de aliança. É muito fácil ter aliança quando tudo vai bem. E eu quero lhe perguntar, você está disposto a ter aliança mesmo quando as coisas vão mal? Pense nisso.
Esse trecho foi tirado do livro: Vitória nos Relacionamentos - Páginas 58 a 60

Aliança - a base do casamento


Em princípio, acreditamos que a base do casamento é o amor incondicional dos cônjuges. Aquele mesmo amor que os levou a prometerem fidelidade eterna na cerimônia de casamento. Mas, o amor que serviu para unir um ao outro não é suficiente para mantê-los unidos ante às futuras pressões da vida. Esse amor é fruto de uma ilusão que mantemos em relação àquela pessoa e é, em grande parte, fundamentado em uma troca de interesses: “se você fizer, eu faço”, “se você não fizer, eu não faço”. Por essa razão, vemos tantos casamentos desfeitos, tantas pessoas romperem as alianças logo que as expectativas criadas não são mais atendidas.
O amor muda a sua dimensão, tende a crescer gradualmente em nossos corações, mas, quando não conseguimos expressá-lo ou percebê-lo, somos machucados e machucamos também aqueles com quem convivemos. Certas pessoas acabam com seus casamentos porque não sentem mais que há amor, mas essa é uma atitude totalmente incorreta. Com o passar do tempo, certos sentimentos não morrem, mas vão ficando “congelados” e o amor que fica tende a não resistir às pressões.
O casamento deve ser baseado na palavra de Deus, pois ela nos capacita, motiva, e renova em nossos corações o amor que procede dEle. Deus nos ensina em Sua palavra como um homen e uma mulher podem viver em plenitude no seu casamento, seguindo princípios básicos de aliança. Deus nos ama e não quebra a Sua aliança. Precisamos estar comprometidos com Sua palavra, confiar que Ele é fiel para tratar dos nossos corações, mantendo firme a nossa aliança diante das situações que trazem dor.
Esse trecho foi tirado do livro: Relacionamentos em Crise, da Bispa Maria Lúcia Rodovalho, editora do Reino, páginas 15 e 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.