sábado, 27 de março de 2010

Famílias Vencedoras


I Coríntios 9: 23 a 27.
“Tudo faço por causa do evangelho, com fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi te tal maneira que o alcanceis. Todo o atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem metas; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

Paulo faz uma comparação sobre o sacrifício de ser um cooperador do evangelho e um atleta correndo em busca do prêmio. Qual a relação desse texto com a família ?
A palavra evangelho significa boas novas, substituindo a palavra evangelho por casamento, pois o matrimônio (família) é uma das boas novas que Jesus restaurou. Concluímos que o casamento assim como a vida cristã é um desafio diário e dependendo da nossa atitude no momento da crise: vitória ou derrota.
A família é uma expressão da criatividade de Deus na criação. E Deus vem construindo a nossa história como alguém escreve uma peça de teatro com o nome: “Propósito Eterno”, nós somos os atores e o enredo principal é amor, comunhão e relacionamento.
A proposta de Deus não mudou para a família desde a sua criação, o Seu plano original é que na família haja a possibilidade da expressão de amor, perdão e comunhão.

A família vencedora não é fruto do acaso, ela possuí metas, objetivos. Você tem metas para o seu casamento e a sua família? O que você tem feito para concretizar essas metas?
Normalmente o que impede a família de alcançar as metas é a paralisação, falta de ação ficam muitas vezes esperando as coisas acontecerem, como um “milagre”.


Parte 2- Famílias Vencedoras
1 Cor 23 a 27
Os sonhos e as metas mais nobres de um homem e uma mulher deveriam ser antes de mais nada o sucesso de seu casamento e família. Pois eles são a sua célula principal. O seu sucesso no ministério, profissão depende certamente do seu sucesso na família. Isso significa que sua prioridade antes da igreja, do trabalho é sua esposa (o) e seus filhos. A sociedade em geral sacrifica a família pelo bem estar do indivíduo mas não é assim na casa de Deus.

Necessitamos de investir em nossa célula principal e se necessário nos sacrificarmos por ela. Interessante notar que em algumas situações, em vez de sermos os cooperadores do nosso casamento, somos os boicotadores. Para sermos um cooperador do nosso casamento temos que entender o que Paulo está dizendo nesse texto. Ou seja, devemos vencer os dias maus. Esses dias “maus” são de treinamento, fazem parte do crescimento .
Todos nós temos os dias maus. Sabemos que existem dias que nos sentimos afastados de nós mesmos e dos nossos princípios. Tendo atitudes egoístas, materialistas, procurando roubar de alguma maneira, com os nossas metas e sonhos naquele momento. Deus conhece a natureza humana. Ele sabe que, na bênção, nos aproximamos d’Ele e nos dias maus fugimos. E isto acontece no casamento. Quando temos crise nos afastamos do nosso cônjuge e dos nossos filhos. Os problemas não são para nos destruir, para crescimento.
Paulo sugere que devemos fazer tudo por causa do evangelho e também pela família. Assim nos tornaremos cooperadores de Deus.

O importante é estarmos atento para não agirmos de acordo com os nossos sentimentos durante os dias maus. Antes de tomarmos qualquer decisão, devemos ver como estamos interiormente. Ou seja, devemos ver como está o nosso relacionamento com Deus e nossas atitudes

Ser cooperador não depende de nossa paixão pelo o nosso cônjuge. Os dias maus virão entretanto não devemos quebrar a aliança. Devemos ser como atleta que tudo domina. Para alcançarmos as metas, devemos manter o foco. Os relacionamentos não precisam acabar devido as crises, com certeza eles mudarão, se fortalecerão. O cordão de três dobras não se quebra com facilidade(Ecl 4:12). O segredo é Jesus na pessoa do Espírito Santo nessa parceria que é o casamento a base da família.
Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.