sábado, 27 de março de 2010

Verdade com amor


“Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é cabeça”. (Efésios)
Um dos presentes mais preciosos que você pode dar a sua família é uma boa comunicação, que inclui falar a verdade em amor. Uma das causas de conflitos no casamento é a inabilidade dos cônjuges se comunicarem aberta e amorosamente.
Nossos filhos precisam, desesperadamente, de modelos nessa área. Em geral, a criança fala o que pensa e, muitas vezes, seus comentários chegam a ser cruéis, ásperos e podem ferir. As crianças precisam aprender no “laboratório da vida”, a família, como se expressar honesta e carinhosamente, sempre com amor, tato e consideração.
Todo pai e toda mãe são os exemplos nos quais elas se espelham. Se não aprenderem em seus lares a serem sinceras, porém gentis, onde aprenderão?
Falar a verdade em amor é uma arte que precisa ser aprendida. Quando crescemos, abandonamos, gradualmente, a comunicação infantil que utilizávamos. Esse processo de mudança pode provocar alguma confrontação ou conflito temporários no lar, mas o objetivo deve ser sempre aprofundar o amor entre os membros da familia depois que o atrito é resolvido.
 
Deus: o arquiteto da família

“Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la”. (Salmos 127.1)
Não é difícil perceber o quanto às famílias estão divididas e se deteriorando. A convivência familiar tem diminuído  significativamente, ao mesmo tempo que desentendimentos, conflitos e divórcios aumentam. Precisamos analisar os pilares fundamentais do casamento e avaliar em que estamos falhando. O salmo 127 nos apresenta dois desses pilares:
-“Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la”. Deus precisa estar no centro do núcleo familiar e no coração de cada pessoa. Sua verdade precisa ser experimentada, abraçada e proclamada por todos cristãos, que devem declarar guerra ao orgulho, ao egoísmo, a irresponsabilidade e ao desrespeito. O arrependimento precisa ser vivenciado pela pessoa, desafiando-a buscar a Deus, porque só ele pode transformar o coração.
-“Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira benção.” A principal missão de pais cristãos é criar seus filhos no caminho de Deus, ensinando-os a desenvolverem o caráter de Cristo. Essa é a maior e mais importante herança que se pode dar a um filho: o conhecimento da graça de Deus.
Que o Senhor te ajude a colocar esses fundamentos em prática para ter uma família ainda melhor e testemunhar sua graça para outros. Medite também no Salmo 128.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.