sábado, 27 de março de 2010

Mudando a história do comportamento familiar


Temos dois momentos em nossa vida que determinam toda a nossa existência. O primeiro é quando nascemos na família natural. Somos inseridos em uma família que transmite através das gerações um conjunto de heranças biológicas, de comportamentos espirituais. Nela são determinados os aspectos físicos, os valores e a fé do indivíduo. Desde crianças somos treinados nessa família e quando crescemos e adquirimos a nossa própria família, tendemos a transmitir grande parte dessas informações aos nossos filhos. Há famílias que transmitem muitas coisas boas para seus filhos. Elas se ensinam a serem honestos, íntegros, amorosos.
Quero dar o meu depoimento pessoal. Eu recebi da minha mãe uma característica de grande valor, a perseverança. Ela era uma mulher extremamente forte, e ensinou seus filhos a não desistirem. Nos ensinou sempre desejar, lutar e possuir as melhores coisas que pudéssemos obter. Ensinou não nos conformamos com migalhas. Essa força que eu recebi de minha mãe me impulsionou a me preparar e a luta até alcançar a vitória. Isso tenho ensinado aos meus filhos, que eles são valorosos.
Porém, infelizmente vemos famílias que transmitem terríveis vícios de comportamento aos seus descendentes. Que são verdadeiras vítimas da criação que receberam.
Todavia, há um segundo momento, o mais importante na vida de uma pessoa, que é quando ela aceita a Jesus como o seu Salvador, e decide seguí-Lo e obedecê-Lo. É o segundo nascimento.
A partir desse momento, toda a estrutura que recebemos de nossa família de origem pode ser alterada. Todas as heranças de comportamento e espirituais serão agora revistas e substituídas pela herança que recebemos de Cristo, que garante para nós e para os nossos filhos um futuro diferente, de bênçãos que revogam toda a maldição do passado.
 Essa força que recebemos de Deus tem o potencial de nos tornar vitoriosos!

Esse trecho foi tirado do livro: Paternidade, a busca de um filho, da Bispa Maria Lúcia Rodovalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.