quarta-feira, 31 de março de 2010

QUANDO ELE ESTÁ EM CASA

QUANDO ELE ESTÁ EM CASA
Mc 2:1-12

Normalmente, conhecemos bem o território de nossa casa. Movimenta-nos sem muito problemas porque sabemos a posição dos móveis, os objetos etc. No entanto, quando a luz está apagada, a situação muda. Mesmo conhecendo a área, nosso movimentos são mais cautelosos. Se tivermos fora de casa a situação se complicada ainda mais. Mas se acendermos a luz, tudo volta ao normal. A Bíblia descreve o termo casa de muitas maneiras. Ela fala de casa como o lugar onde as pessoas vivem. Fala de casa também como a morada de Deus, e como a vida de algumas pessoas. O Evangelista Lucas lembra o que faz o demônio quando sai da vida do homem: quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e, não o encontrando diz: voltarei para a casa de onde sai (Lc 11:24). Com estes pensamentos em mente, vamos examinar o texto de Marcos e descobrir como melhorar o ambiente de nossos lares:

Introdução:

Este texto tem sido uma fonte inesgotável de inspiração para todos nós. Fala de um dos grandes milagres operados por Jesus. Mostra como é importante a participação de outras pessoas motivadas pelo desejo de servir. Revela também o lado escuro que existe dentro dos outros. Os fariseus não se preocupavam com o sofrimento do paralítico. Estavam mais interessados em defender suas posições religiosas do em socorrer os aflitos. Vamos examinar este texto sob a perspectiva da presença de Jesus em nosso lar e descobri o que Ele pode fazer. Vamos, então, seguir por esta estrada e preparar o ambiente onde vivemos para que Jesus possa operar milagres.

I)               O QUE SIGNIFICA TER JESUS EM NOSSA CASA?
"Pouco dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa" (Mc 2:1).

Possivelmente, Jesus estava na casa de Pedro. Veja o texto de Mc 1:29 "Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André". O fato é que Jesus estava em uma casa. Se eu perguntasse agora a você: "Jesus está em sua casa?" Sua resposta seria: "Claro". Mas, se pudéssemos um tempo escondido lá, será que veríamos Jesus nela? Ouça: Quando Jesus está presente, seja em nosso lar, em nosso coração ou em nossa igreja, podemos nos mover com toda a liberdade... Pois a Bíblia nos ensina que Jesus é luz... Pois quem anda com Jesus, não anda em trevas (Jo 8:12).

II)             O QUE ACONTECE EM UMA CASA QUANDO JESUS ESTÁ PRESENTE?

1.      Ela se torna um ponto de atração para as pessoas:

"Então muita gente se reuniu ali de forma que não havia lugar nem junta à porta; e ele lhes pregava a Palavra". (Mc 2:2).  Não sabemos como era a casa de Pedro... Certamente não era uma mansão com piscina, churrasqueira, campo de futebol  e sauna. Uma casa assim exerce forte atração sobre as pessoas.
Ilustração: Alguém me disse certa ocasião: "Você não precisa ter dinheiro, basta ter amigos ricos!"  
As pessoas afluíram para aquela casa não por causa da aparência dela ou das facilidades nela contidas. Eles se amontoaram ali por outra razão. A casa não possuía acomodações confortáveis e suficientes para todos. Mas algo os atrai aquele lugar: A presença de Jesus.

III)           PENSE EM SUA CASA

1.      Será que ela é atrativa?
2.      As pessoas que entram nela sentem liberdade, segurança e alegria?
3.      As vezes, o ambiente é tão pesado, tão artificial e tão anti igreja que muitos que muitos não se sentem bem nela.
4.      Jesus pregava a Palavra àqueles que superlotavam a casa de Pedro.
5.      Hoje podemos pregar a Palavra não necessariamente discursando, mas vivendo uma vida de verdade dentro de nosso lar. De que adiante afirmar que Jesus está presente em nossa casa se não há comunhão entre o casal, entre pais e filhos, entre parentes? 
6.      Ilustração: Há muitos lares fazendo festas para os amigos, quando eles mesmos não vivem em festa. Em muitos lares, há pessoas representando papeis de marido e mulher. No entanto, durante a noite cada um vira para seu canto, e a única coisa que se ouve são os roncos!
7.      Quando Jesus está presente num lar, seu ambiente é de paz e segurança.

IV)          VOCÊ JÁ REPAROU QUANTOS TOMBOS VOCÊ LEVOU DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA?
1.      Quantas vezes você já se feriu e machucou outras pessoas.
2.      Ilustração: As estatísticas revelam o número de acidentes é maior dentro de casa do que fora dela. Não estou falando de um braço quebrado ou de uma torção. Estou me referindo a outros tipos de acidentes que temos provocado. E se estes acidentes estão acontecendo, é porque tem faltado luz dentro de casa.

V)            VOCÊ SABE QUE O LUGAR MAIS DIFÍCIL PARA VIVER A VIDA CRISTÃ E O MINISTÉRIO NÃO É A IGREJA?
1.      Na igreja, todos somos santos, pacientes e amáveis. O lugar mais complicado para ser pastor é dentro de casa? O lugar mais difícil para servir a Deus é dentro do próprio lar.
2.      Ilustração: Lembro-me de certa ocasião em que a secretária que agendava os horários de aconselhamento para um de nossos pastores anotou o nome da esposa dele. Como não conseguia falar com ele em casa, ela marcou um horário na igreja! EM seu gabinete todo pastor é solicito, gentil, compreensivo e paciente. Mas, e em casa? Como nos relacionamos com  a família? O líder pode ganhar o mundo inteiro, mas se perder a família, se sentira derrotado diante de Deus. Isso serve para todos nós! Lembre-se: quando Jesus está presente na casa, ela se torna atrativa. Atração não só para os de fora, mas, principalmente para os próprios familiares.
3.      Ilustração: Conversando com um pastor sobre as dificuldades que temos para administrar o tempo, ele disse: "Eu passo mais tempo na igreja. Não gosto de ficar em casa. Só chego mesmo para dormir". Certamente a casa dele não atrai ninguém! Se ele não consegue atrair o próprio dono, como poderia atrair os demais? Será que Jesus está presente em seu lar?

VI)              QUANDO JESUS ESTÁ PRESENTE EM UMA CASA ELE ATRAI TODOS OS QUE SOFREM...
1.      "Não podemos leva-lo até Jesus, por causa da multidão, e moveram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico". (Mc 2:4)
2.      Preste atenção: Os quatro amigos descobriram o teto exatamente no ponto em que Jesus estava.  Eles não colocaram o doente no quarto, na cozinha ou no banheiro. Foram precisos em descer o doente onde Jesus se encontrava. Será que foi sorte ou eles procuraram descobrir onde o Senhor estava ensinando?
3.      É preciso saber onde Jesus está em sua casa. Se ele estiver na estante de livros, esperando para ser retirado nos dias de culto, nada vai acontecer. Se ele estiver presente apenas nas orações que se fazem antes das refeições, as paralisias existentes dentro de sua casa vão continuar. Se ele estiver na sala apenas quando você recebe visita, ninguém vai ser tocado pela luz.
4.      Muitos dizem que Jesus está em casa, mas continuam paralisados pelas doenças, pelas crises, pelos desequilíbrios emocionais e pela desesperanças. Não conseguem reagir contra os problemas. Lembre-se: É sobre o Senhor que você deve lançar seus pedidos, seus desapontamentos e suas dúvidas. Ele responderá no tempo dele de acordo com sua vontade soberana.

VII)        A CASA ONDE JESUS ESTÁ INSPIRA FÉ.

"Vendo a fé que eles tinham..."  (Mc 2:5)

1.      Alguém já viu fé? Você sabe qual é a cor da fé? Olhe para pessoa ao seu lado e vê se ela tem cara de fé!
2.      Ilustração: Durante um tempestade, os discípulos acordam Jesus. Ele olha, e vê caras estampadas de medo e pavor. Imediatamente, ele pergunta: "Onde está a sua fé?" (Lc 8:25) .
3.      Você sabe como é possível ver a fé? Jesus viu quatro homens trabalhando. Homens suados, cansados e sujos, mas com um propósito.
4.      Trabalhar é não desistir, é não abaixar as mãos, é não temer obstáculos. É encarar o diabo e dizer: "Você já foi derrotado!"
5.      Será que em sua casa há fé?

VIII)          A CASA ONDE JESUS ESTÁ PRESENTE É UM LUGAR DE LIBERTAÇÃO E PERDÃO.

"Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'filho, os seus pecados estão perdoados". (Mc 2:5).

Os escribas não estavam preocupados com a doença do paralítico. Eles não reclamaram da cura. Reclamaram da libertação interior e do perdão que Jesus ofereceu. Ouça: Sem perdão não há libertação, não há cura e não há festa.

IX)          NA CASA ONDE JESUS ESTÁ TODOS PERMANECEM DE PÉ.

"Eu lhe digo: Levate-se, pegue sua maca e va para casa". (Mc 2:11). O problema é que muitos não conseguem ficar de pé. A lutas e as dores são tão intensas, e a desesperança tão grande que a pessoa permanece no chão. O medo do amanhã tem
mantido muitas pessoas acamadas e imobilizadas.

X)            CONCLUSÃO.

1.      Nossa vitória já foi decretada nos céus.
2.      Sua derrota ou o seu fracasso momentâneo não influirão no resultado final! "Os teus olhos virão o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir". (Sl 139:16).
3.      Você acha que Deus iria escrever nossa vida para a derrota? Eu já sou vencedor? Você é vencedor!
4.      Quando Jesus está em nossa casa, não ficamos prostrados. A ordem é sempre esta: "Levante-se!" Fique de pé e comece a viver sua vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.