sábado, 27 de março de 2010

Verbos a conjugar na família


Para manter uma família ou um casamento saudável é preciso que, todos os dias, conjuguemos alguns verbos. Confira alguns deles
Amar

 
Este é o primeiro e mais importante verbo que devemos conjugar. Amar é um verbo de ação. Todos os dias temos que tomar a decisão de amar os filhos, pais e cônjuge. Nós temos que acordar, a cada dia e tomar a seguinte decisão: “a despeito das dificuldades do dia, eu vou decidir amar meu marido, (ou esposa), pai, mãe, filho". Conjugue esse verbo beijando, abraçando, presenteando, elogiando, ajudando, passeando com seu cônjuge, pais e filhos.
Perdoar
É o segundo verbo mais importante. Se queremos construir um casamento e uma família ajustada e feliz é preciso conjugar o verbo perdoar. Jesus disse que deveríamos perdoar sempre. Perdoar é abrir mão da vingança. Perdoar não significa esquecer o que aconteceu, mas fazer com que ofensa cometida contra nós não tenha nenhum efeito sobre o relacionamento.
Compreender
Compreender é um verbo que nos levará a viver em harmonia com os membros de nossa família. Se o marido compreender que a esposa precisa de romantismo, como um peixe precisa de água, terá uma esposa feliz. Se por outro lado, esposas entenderem que o marido precisa ser respeitado e de realização sexual, tudo será melhor no casamento. Se pais compreenderem que os filhos passam por fases e filhos compreenderem as lutas e tensões que os pais vivem a família será mais saudável.
Adorar
Adorar a Deus em família é um verbo que está sendo esquecido pelas famílias nos dias de hoje. Adorar não é somente realizar o culto doméstico.  Por exemplo, numa viagem, com o cônjuge ou filhos, ao contemplarem uma árvore frondosa, um riacho, reconheçam as maravilhas de Deus e citem um texto bíblico. É orar, com a família, antes e depois de uma viagem.

 
Divertir
Não parece, mas esse verbo é muito importante. Divertir em família é essencial para a saúde dos relacionamentos familiares. Brinque de dominó, jogo da memória, pique-pega com seus filhos. Não faça da brincadeira uma competição. O importante não é ganhar, mas rirem juntos. Faça um piquenique com sua família no próximo feriado. Mas tem que ser um piquenique verdadeiro, com farofa, frango assado, toalha estendida no chão, cesta, etc. Você vai perceber que seus filhos nunca irão se esquecer desse dia.
Aceitar
Conjugue esse verbo é será feliz. Muitas das nossas infelicidades se originam da não aceitação do outro. Queremos que nosso cônjuge seja à nossa imagem e nossa semelhança. Aceite que seu marido jamais será organizado como você. Aceite sua esposa do jeitinho que ela é, com aquele insaciável desejo de ter muitos e muitos pares de sapato. Aceite seu filho do jeito que é. Talvez ele não queira ser um médico, como você deseja, mas será um homem ou mulher feliz.
Somente seis verbos foram listados aqui. Com certeza muitos outros poderiam ser lembrados para construirmos uma família e um casamento saudável.
Fonte: www.clickfamilia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.