segunda-feira, 1 de agosto de 2011


CUIDADOS À VIDA CONJUGAL
Pr. José Lúcio Ribeiro Filho                                                                                                                       Dir. MFC/DENEC-IEADERN
            A família é um projeto divino. Apesar dos ataques desferido contra a instituição, o seu instituidor, a tem mantido sob os mesmos padrões estabelecidos na sua origem, ante a Sua imutabilidade.
            Em face das dificuldades, que em nossos dias são uma constante, a Palavra de Deus nos oferece nuances, como prevenção, contra as intempéries delas decorrente.
            Confiramos:
“Tem cuidado de te mesmo e da doutrina; continua nestes deveres, porque fazendo assim, salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te cercam”. (I Tm. 4.16)
Acompanhem, à palestra: Intempéries no Casamento, algumas áreas inter-cônjuges, onde são necessários cuidados permanentes.
Após localizarmos onde há ocorrência de desconforto no relacionamento, devemos observar a sugestão do profeta, transcrita adiante e realinharmos a convivência a dois:
“Buscai no Livro do Senhor e lede”. (Is. 34.16ª)
            Deus nos orienta como procedermos, e põe às nossas mãos, o recurso confiável, para conquistarmos o equilíbrio à família, ensinando:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção; para a educação em justiça”. (II Tm.  3.16)
O casal cristão possui em mãos, o que Deus lhe disponibilizou para ter um casamento estável e feliz. O texto acima o diz com precisão:
1.      Há necessidade de saber mais sobre a vida em família? A Palavra de Deus é útil para ensinar.
2.      Um dos cônjuges está passando dos seus limites e não quer que o seu pastor o saiba? A Palavra de Deus é útil, para sua o repreenção.
3.      Os dois querem achar uma saída para realinharem o casamento? A Palavra de Deus é útil para correção.
4.      Os cônjuges se encontram despreparados para a vida a dois? A Palavra de Deus é útil, para educar em justiça. Não há perigo de um dos dois ser injusto.
Os casal precisa ouvir a voz de Deus, através da Sua Palavra, e optar por obedecê-la. A receita é do Senhor Jesus Cristo:
“Então, convocando a multidão, e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. (Mc. 8.34)
Finalmente, em relação ao seu casamento, o casal deve “Lutar, buscar, talvez achar, mas não ceder”. (Tenyson) Nunca desistir do seu casamento.
Um dos mais belos ensinos para o casal enfrentar as intempéries no casamento, com a certeza de vencê-las, depende, em muito, de sua aceitação à ordem seguinte:
“Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (...) Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros...”. (Gl. 5.22,26)
O fruto do Espírito Santo cabe, perfeitamente, na vida conjugal. Observem o texto transcrito acima, como isso é possível:
1.      O amor. Demonstre amor por seu cônjuge, todos os dias.
2.      A Alegria. “Alegrem-se no Senhor”. A alegria do Senhor é a nossa força. Alegre-se diariamente com seu cônjuge.
3.      A Paz. Apesar das dificuldades, viva em paz com o seu cônjuge. É possível vir o estresse, mas andando no Espírito, o superamos.
4.      A Paciência. Serei solidário(a) com meu cônjuge; adotarei a longanimidade como meu cônjuge todos os nossos dias.
5.      A Benignidade. Envidarei esforço para ser amável com meu cônjuge em qualquer situação.
6.      A Bondade. Serei bondoso e gentil com meu cônjuge em todas as situações.
7.      A Fidelidade. A fidelidade no casamento é ponto pacífico. Serei fiel ao meu cônjuge em qualquer coisa que eu determinar fazer.
8.      A Mansidão. Serei suave e amável, gentil e camarada com meu cônjuge.
9.  O Domínio Próprio. Me esforçarei para ter auto-controle nas nossas decisões, levando em conta a presença do Senhor em nossas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.