quinta-feira, 11 de agosto de 2011


ALGUNS ASPECTOS DO CASAMENTO

Pr. José Lúcio Ribeiro Filho  Diretor do MFC/DENEC-IEADERN

O Sistema de Deus de Unidade - o casamento - funciona com regras estabelecidas pelo seu Grande Artesão, o Deus único e verdadeiro, o Soberano e Supremo Arquiteto do Universo, como escritas estão em Gn. 2.23 adiante transcritas:
            Os fundamentos o casamento, portanto, estão inseridos na santa Palavra de Deus, tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Para segurança do leitor, transcrevo a seguir, os textos que respaldam nosso argumento:
“E criou Deus o homem e à sua imagem e semelhança; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a (...)”. (Gn.1.27-28)
“E disse o Senhor Deus:Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (...) formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora, osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”. (Gn. 2.18, 22, 23-24)
Perguntaram a Jesus: “É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim, não são mais dois, mas uma só carne, Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. (Mt. 19.3-6)
Disseram-lhe seus discípulos: “Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Porque há eunucos que assim nasceram no ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba”. (Mt. 19.10-12)
            Eis aí, portanto, os fundamentos do casamento, argumentados pelo próprio Deus, para dirimir quaisquer dúvidas de pessoas, pouco ou nada esclarecidas sobre o assunto.
            Quanto a sua natureza. Alguns têm afirmado, que o casamento é um relacionamento profundo que demanda o abandono de outros relacionamentos. Exige abnegação, devoção, cumplicidade, compromisso, e constante renúncia por parte dos dois. Como foi dito:
“O segredo não é encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa”.
                O Casamento Deve Ser Heterossexual. Quando Deus instituiu o casamento, celebrou a primeira união entre um homem e uma mulher, a espécie que o comporia, um macho e uma fêmea biológicos; e como as regras acima dadas são claras, o casamento deve ser entre um homem e uma mulher.
O Casamento Deve Ser Monogâmico. Como foi dito: “O homem deixará a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher”. A monogamia é, pois, o padrão de Deus para a união conjugal. 
O Casamento Deve Ser Monossomático. A Palavra de Deus afirma: “Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher”. (1 + 1 = 1) Essa unidade não se dar apenas na sexualidade, mas no casal como um todo: No espírito, na alma e no corpo (I Tss. 5.23) para uma convivência pacífica e harmoniosa.   
            O Casamento Deve Ser indissolúvel. São cerca de 470 referências bíblicas relativos à família, e em nenhuma delas, há apoio para a separação daqueles que se unem pelos laços do sagrado matrimônio.
            O Casamento é só Para Esta Vida. O Senhor Jesus revelou, que nas moradas eternas, ‘nem se casam, nem se dão em casamento. Por isto, é oportuno, que todo homem se conscientize de que a vida conjugal está circunscrita a esta vida. Devemos vivê-la em família, harmoniosamente!
            O Casamento é um Pacto Celebrado Diante de Deus. O Brasil tem uma legislação específica sobre o casamento, que protege o pacto celebrado por intermédio da autoridade civil ou religiosa, diante de quem, são feitas mútuas promessas pelos nubentes. Reconhecer, honrar e respeitar esse pacto, é uma questão moral.
            O Casamento é um Presente de Deus. Muito antes de existir legislação e legisladores, Estado e Igreja, o Criador do universo, o nosso grande Deus e Senhor nosso, concebeu a idéia do casamento. Portanto, nasceu do coração de Deus, para proporcionar bem-estar à espécie.
O Casamento é um Símbolo do Relacionamento Entre Cristo e a Igreja. Assim como a mulher (Eva) é originária do homem, foi tirada da costela de Adão, assim também, a Igreja nasceu do sofrimento e da morte de Cristo na cruz.
O Casamento não é CompulsórioCompulsório: Adjetivo de origem latina e significa: Aquilo que compele; que constrange; que é obrigatório. Em que pese haver Deus criado o casamento para resolver o problema da solidão do homem, a Bíblia Sagrada nos revela que alguns foram chamados para serem a excessão à Sua própria regra, chamados para exercerem o dom de ficar solteiros. Depois do falou Jesus sobre o casamento, o apóstolo Paulo também escreveu:
“Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Todavia, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se”. (I Co. 7.7-9)
Quando o casamento é levado a sério, e os nubentes se conscientizam da sua responsabilidade com os compromissos assumidos perante Aquele que o originou;
 Quando o casal recebe um ao outro, observando as regras de Deus para o casamento e se dispõe a zelar por uma convivência sadia; 
Quando o casal acata o que Deus recomenda para a união conjugal e tem certeza de que, o seu corpo é templo e morada do Espírito Santo, e o teme, e o respeita; (I Co. 6.19-20)
Quando os votos feitos um ao outro são respeitados perante a autoridade legal;
Quando o casal empenha-se pelo respeito mútuo e recíproco, e aceita a orientação divina, que não é difícil, para quem quer segui-la;
            Então, desfrutará de uma vida feliz e harmoniosa, (a) - na esfera espiritual; (b) - nas atividades sexuais; (c) - nos aspectos morais; (d) - na área profissional; e, com mais acertos do que falhas, envidar esforços, para exercer o perdão entre si, em face de palavras ou atitudes que ferem, o ato de perdoar é imprescindível.
É importante o casal ler e observar juntos, a oração ensinada por Jesus, - O Pai Nosso      Mt. 6.9-15 - e lhes asseguro que, a partir de então, a sua família terá vencido as ações malignas, destinadas a destruir relacionamentos, e Deus será engrandecido e honrado pela obediência do casal às regras estabelecidas para a vida conjugal. Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.