terça-feira, 9 de agosto de 2011


FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO DIVINA

Pr. José Lúcio Ribeiro Filho                                                                                                                                                      Diretor do MFC/DENEC-IEADERN

Deus instituiu a família, suprindo-a de normas regimentais imutáveis. Toda orientação para administrá-la no projeto de vida para o qual foi criada, está inserida na Sua santa Palavra. Este é o tema de uma palestra, administrada no SEFAC-Seminário Para a Família Cristã.    
O seminarista poderá acompanhar a palestra através desta mini-apostila, fundamentada na Palavra de Deus, e via sistema áudio-visual - mídia.

 A PALAVRA E A FAMÍLIA
Um dos textos mais adequável a questões de família está em II Tm. 3.16-17 como lemos a seguir:

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”
.
            Todas as famílias, mormente os casais, em todo o mundo, enfrentam dificuldades em forma de crise financeira, crise existencial intra-conjugal e outras não especificadas neste espaço. Em qualquer área da vida, haverá, da parte de Deus, meios de se chegar a denominadores comuns. O texto dado acima apresenta quatro guias correcionais, para quem interessar possa, desde que se submetam ao que lhe é dado a fazer.

            Como revelado: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa (...):

1.      Para Ensinar. É a Palavra do Espírito Santo dada ao homem por inspiração. É Deus falando com o homem, por Ele criado à Sua imagem e semelhança, para revelar-lhe a Sua vontade para a vida a dois.
2.      Para Redarguir. A Bíblia não é resultado da consciência humana; também, nunca foi opinião pessoal do escritor, mas o Espírito Santo falando com advertência e amor a inspirou, para nos guiar em toda a verdade.
3.      Para Corrigir. Em qualquer situação em que se encontrem os casais, recorrendo à Palavra, o Espírito Santo ajuda-os a corrigir o rumo da convivência, posto que as Palavras faladas por Jesus Cristo, nosso Senhor, “são espírito, e são vida”.
4.      Para Instruir em Justiça. Acima de qualquer sentimento de justiça humana, Deus pôs a Sua elevada justiça, pela qual Ele, o Justo, justifica o injusto, sem praticar qualquer injustiça. É a justiça que vem da fé. Quem na fé vive, orienta-se por Ela.
5.      Para que o Homem de Deus Seja Perfeito. No casamento, duas pessoas se unem para uma vida de serviço a Deus. Buscar acerto na jornada, é uma forma de aperfeiçoamento, ainda que não alcançaremos a perfeição aqui, mas, somente na glória eterna com Deus.

Quando Cristo está no centro da vida dos cônjuges, as dificuldades são fáceis de serem resolvidas, porque a Palavra é o guia, a bússola, e, a voz de Deus manifesta, para que os dois se submetam às normas do texto bíblico acima.                                                                                                                       
Ao contrário disso, quando Cristo não ocupa o centro das decisões do casal, há desarmonia, desrespeito, falta de humildade, gerando intempéries e desconforto para toda a família, envergonhando o Corpo de Cristo - a Sua Igreja - dando motivo para seus inimigos blasfemarem do caminho. (II Pd. 2.1-4)
É conveniente, pois, a cada cônjuge, conhecer o seu lugar e seus papéis no casamento, e de modo humilde, sensato e temente a Deus, respeitarem a ordem por Deus estabelecida para a família, na santa e doce Palavra, como adiante transcrita:

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, (homem) e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (I Co. 11.3)

Esta é a ordem divina para a governabilidade da família, em todos os tempos, em todas as famílias, em todos os lugares. Isto não é desonra para nenhum dos integrantes dessa ordem, mas de regozijo, por está na cadeia do governo divino, fazendo parte do Seu elevado projeto de vida para a humanidade.
Quando a família se adapta a essas regras, o Espírito Santo a transforma em um pedacinho do céu aqui na terra.
A santa Palavra de Deus oferece aos seus reverentes leitores e tementes filhos de Deus, dois modos profundos de se auto-avaliarem, nos termos de II Co. 13.5 (verbis):

Examinai-vos a vós mesmos, se de fato estás na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”
.
           Deus nos oferece dois modos importantes de avaliação, para ninguém está enganado consigo mesmo:
a) - Através da oração. Por este recurso, nós falamos com Deus, adoramos a Deus; e clamamos a Deus; etc.
b) - Através da Palavra. Por ela Deus fala conosco; por ela Deus nos exorta; por ela Deus nos orienta; etc.


Diante do que o Espírito Santo nos fala, nós nos calamos, com temor e tremor, e ouvimos a Sua voz, meiga e suave, que penetra o nosso ser, e nos aquieta, cheios de confiança, de esperança, e de alegria no Senhor.
Que cada casal encontre o motivo certo, para cuidar de si mesmo, e de sua família, e, que se ame, se respeite, cuide um do outro, e mais, que o esposo e a esposa, cuidem da família que lhe foi confiada, e sirvam ao Senhor, integrando o Seu Corpo, que é a Sua Igreja amada, aguardando a bem-aventurada aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, que virá buscar a Sua Igreja amada para o descanso eterno!
Saiba cada casal, que os filhos são herança do Senhor (Sal. 127.3) sob nossos cuidados; desprezá-los ou dar-lhes mau exemplo, jamais! Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.