quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FÉ NA FÉ E FÉ EM DEUS (Christianity Today)

Divulguei em meu programa de rádio: "Testemunhos e Mensagens", no dia 08.03.2003, a apologia da FÉ, que transcrevo a seguir, pelas verdades nela implícitas, para esclarecer a tantos que não distinguem o que é perfeitamente destinguível. Acompanhem:
FÉ NA FÉ E FÉ EM DEUS
"A esperança não vem do mar, nem das antenas de TV; mas da arte de viver da fé, só não se sabe fé em que". (Herberte Viana)
"Fé na Fé" e "Fé em Deus" são duas coisas bem diferentes. Até o ateu pode ter "fé na fé", mas nunca "fé em Deus", pelo menos enquanto não se converter. O crente pode ter fé na fé e fé em Deus, mas está sujeito a confundir uma coisa com outra.
A fé na fé é um exercício puramente mental, capaz de produzir acontecimentos desejáveis e resultados práticos.A fé na fé pode até envolver o nome e a pessoa de Deus, mas continua sendo apenas, "fé na fé" e não "fé em Deus". A fé em Deus é um exercício espiritual e mental e produz antes de tudo, paz de espírito (Fp. 4.7). Por meio da fé em Deus o difícil e o impossível tornam-se possíveis (Mt. 19.26). Aquele que tem fé na fé diz: "Tudo posso". O que tem fé em Deus exclama: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp. 4.13). A fé na fé exalta a pessoa do homeme. A fé em Deus exalta a pessoa de Deus. A fé na fé não tem ética. É individualista, egoísta e consumista. Não reconhece necesssariamente a sabedoria de Deus e muito menos a sua glória. Não se impressiona com a contrução e a plenitude do reino de Deus. É uma fé de competição, ligada à lei do mais forte. Não leva em consideração o próximo e menos ainda, o inimigo. Acha tolice amar o próximo e loucura amar o inimigo Tanto este como aquele são seus concorrentes e devem ser eliminados pelo tamanho e pela manutenção da fé na fé. A fé em Deus é contida e aperfeiçoada pelo compromisso cristão. Não é uma fé livre para pedir e buscar apenas benefícios próprios, mas também o que é de outros (Fp.2.4) e especialmente o que é de Cristo Jesus (Fp. 2.21). A f'é na fé é secularista e materialista. Só pensa nas coisas que são aqui da terra e não nas que são lá do alto (Cl. 3.1-3). Só se preocupa com o verbo ter e nunca com o verbo ser. A  fé em Deus envolve o pão de cada dia e a vinda do reino dos céus (Mt. 6.9-13 e33). Não pede abastança mas o necessário. Não está presa exclusivamente ao aqui e ao agora. Ela avança no tempo e no espaço. A fé na fé focaliza a prosperidade f'ísica, social e econômica. Não pensa em mais nada, senão em saúde, vida prolongada, melhores comidas, melhores roupas, melhores aparelhos domésticos, melhores carros, riqueza e sucesso. A fé em Deus focaliza a prosperidade da alma, a vitória sobre o pecado, a vitória sobre as circunstâncias, a vitória sobre os obstáculos, a vitória da virtude, a vitória de Jesus Cristo e a plenitude da glória de Deus. A fé na fé reclama, exige, impõe. A fé em Deus apenas coloca diante do trono da graça os seus pedidos com perseverança e com ações de graça (Fp. 4.6). A fé na fé é a técnica da auto-ajuda, através de vários expediente, tais como a reprogramação do cérebro (neurolingüitica), a negação mental de um problema (pensamento positivo), a prática da meditação (ioga) e outros. A fé em Deus é a colocação de todos os desejos, de todas as necessidades e de todos os desafios nas mãos de Deus para obter a ajuda divina. Este exercício é galardoado por Deus e torna possível a realização de muitas coisas difíceis ou mesmo impossíveis, através da bênçao, da direção e das manifestações do poder de Deus. O que Deus faz através da fé colocada nele pode se ver na galeria das celebridades da fé, no capítulo décimo primeiro da Epístola aos Hebreus. Atribui-se à fé em Deus não só a realização de milagre (o nascimento de Isaque, a travessia do Mar Vervalho e a ressurreição do filho da viúva de Serepta), mas também a obtenção de extraordinárias vitórias sem a realização de milagres (a construção da arca de Noé, a saída de Abraão para a terra que Deus mostraria do dvido tempo, a recusa de Moisés de ser chamado filho da filha de Faraó e a coragem de muitos em passar pela prova de escárnios e açoites.
Algo muito grave e sutil está acontecendo em certos setores da igreja protestante influenciados pela Teologia da Prosperidade. Trata-se da chamada Cosissão Positiva, que nada mais é do que uma versão religiosa da fé na fé. A técnica da Confissão Positiva é igualzinha à técnica usada por todos os mestres da auto-ajuda. Ela diz: "Faça com que cada pensamento e desejo afirme que você recebeu aquilo que pediu. Nunca permita que um quadro mental do fracasso permaneça na sua mente. Nunca duvide, nem sequer por um momento, de que você recebu a resposta... Erradique todo quadro mental, sugestão, sentimento ou pensamento que não contribua para sua fé". (Kenneth Hagin, citado por Alan B Pieratt, em O Evangelho da Prosperidade, p. 78)
Parece que um dos profetas da Teologia da Prosperidade, o americano Benny Hinn, que já esteve no Brasil, teria reconhecido a diferença entre a "fé na fé"" e "fé em Deus" e renunciado em meados do ano passado este tipo de pregação: "Paremos sde buscar a fé e comecemos a buscar o Senhor".
(Christianity Today, 16.8.1993, p.38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.