sábado, 21 de agosto de 2010

As Bem-aventuranças no Casamento

Ser bem-aventurado é ser muito feliz! Todos queremos a felicidade, a questão é: Nem todos se dispõem a pagar o preço. A família é uma instituição divina e como tal pode proporcionar a felicidade dos cônjuges que se ajustam às regras estatuídas no Manual do Fabricante, daqu'Ele que a instituiu. Há alguns comportamentos que evidenciam a existência das bem-aventuranças; acompanhem algumas delas a seguir e se alinhem ao que é dito sobre quem pode tornar-se bem-aventurado:
1. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor...(Sl. 112.1) porque o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e esta é indispensável na vida do casal.(Sl. 11.10)
2. Bem-aventurado o homem cuja força está no Senhor...(Sl.84.5) viver feliz em família é ter força para resistir as intempérias, baseado na alegria do Senhor e porque a alegria do Senhor é a nossa força.
3. Bem-aventurado os que guardam as suas prescrições, e o buscam de todo o coração. (Sl. 119.2) O que Deus prescreveu em Sua Palavra sobre o casamento (Gn. 2.22-24) é a Sua própria receita para o bem comum do casal e estensivo à família; ou as guardamos, ou estaremos excluídos dessa bem-aventurança. Está recomendado no mesmo texto: Buscar ao Senhor de todo o coração.
Observem Mt. 5.3 > "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". No reino dos céus não cabe separação, divórcio ou equivalentes, porque isso traduz quebra do ítem "3" acima dado, além do que, só entra no reino dos céus os que são libertos das potestades malígnas (Colossenses 1.13) e em sendo livres, podem amar e humildemente enfrentar com abnegação, as intempéries ocasionais.
Observem Mt. 5.6 > "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". Quem não aprecia a justiça!? A questão é: No casamento a justiça se aplica aos dois, porque se tornaram uma-só-carne e divórcio ou coisas que o valham, é uma tremenda injustiça à família, seja por parte do esposo, seja por parte da esposa. A separação é uma decisão de um ou dos dois, simplesmente pelo orgulho de ambos, numa clara falta de humildade (Mt. 5.3 acima referido).Destroem uma vida conjugal iniciada com tanto amor e carinho, porque não sabem ou não querem se submeterem às regras do Instituidor da Família.
Observem Mt. 5.7 > "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Está escrito na Palavra de Deus: "A ira do homem não produz a justiça de Deus". Contem até dez, antes de decidirem separar "...o que Deus ajuntou! (Mt. 6.19) Exerçam a misericórdia, senão por si mesmos, mas pelos filhos, pela família, pelo que de Deus é dado a observar. Sejam bem-aventurados!
(Na próxima reflexão sobre as bem-aventuranças da família, abordaremos Mt. 5.8 e 9)                                                                                 Pr. José Lúcio - MFC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.