terça-feira, 3 de agosto de 2010

O ACORDO CONJUGAL

1. O ACORDO CONJUGAL “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3:3) Acordo: Harmonia, combinação, conformidade; concordância; pacto, ajuste; convenção. Para que possamos andar juntos como cônjuges, necessitamos respeitar algumas cláusulas e regras básicas do acordo conjugal: 1.2 -

A CLAREZA NA COMUNICAÇÃO Comunicação: Ação, efeito ou meio de comunicar; aviso; participação; transmissão de informações; convivência; comunhão. Como poderemos combinar alguma coisa se não nos comunicamos de maneira clara e objetiva? A. Pense duas vezes antes de falar, não seja precipitado ao responder e fale de tal maneira que a outra pessoa possa entender aquilo que você quer dizer. Fale sempre a verdade mais com amor, pois é possível discordar com palavras mansas. · Pv 21:23 - O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias. · Pv 15:23 - O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é! · Pv 15:28 - O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades. B. Não se envolva em rixas. É possível discordar com palavras mansas. · Pv 20:3 - Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas. · Pv 17:14 - Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas. C. Não responda com raiva, use palavras brandas e respostas que edifiquem.
Pv 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Ef 4:26 - Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, D. Use o silêncio como estratégia e não como punição.
1Pe 3:1 - Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa. 8.1.1.

O COMPROMISSO EM CUMPRIR AS REGRAS Compromisso: Obrigação ou promessa, entre partes, de sujeitarem a arbitramento a decisão de um pleito; ajuste; contrato; convenção; acordo; comprometimento. Como poderemos combinar alguma coisa se não temos compromisso em cumprir o que foi acordado? A. Quando no livro de Gênesis 24:63, narra-se a história de Isaque e Rebeca, vemos quão grande foi o comprometimento que tiveram pelo seu matrimônio, mesmo não se conhecendo minutos antes de se unirem como marido e esposa (segundo os costumes da época). Em nossos dias as oportunidades são muito maiores para os casais, pois se conhecem bem antes do casamento, porém o compromisso em cumprir o acordo é pequeno. · 1Tm 5:12 - tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso.
Mt 19:6 - De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Ec 5:4 - Quando a Deus fizeres alguma promessa, não tardes em cumpri-la; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. B. Mesmo que este compromisso matrimonial não tenha sido feito diante de Deus, agora está... Portanto marido e esposa devem cumprir as regras do matrimônio em amor. Não basta que apenas um cônjuge ouça a voz de Deus, juntos peçam sabedoria para discernir o que estão ouvindo e de quem estão ouvindo, lembrem-se que o diabo anda ao derredor, buscando a quem possa enganar.
Tg 3:17 - A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Is 30-:21 - Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.
Mt 18:19 - Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. C. Estando em acordo os cônjuges tornam o matrimônio – por fora uma muralha forte, instransponível para o inimigo de nossas almas - por dentro, como um jardim regado e cuidado pelos cônjuges e abençoado pelo Senhor.
Ec 4:12 - Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. 1.3 -

NÃO JULGAR PELA RAZÃO Razão: Faculdade espiritual do homem, por meio da qual ele pode conhecer e julgar; direito, justiça, eqüidade; juízo; bom senso; A. Por muitas vezes encontramos casais em luta pelo direito à “razão” em uma determinada situação de conflito. Jesus por diversas vezes teve a sua “razão” destituída, roubada, e nem por isto utilizou dela para se justificar diante de Deus. Outrossim, não tendo culpa alguma se entregou à morte pelas nossas transgressões. Não procure justiça própria, não endureça seu coração, busque acima de tudo em Cristo, fazer a vontade de Deus.
Jo 5:30 - não procuro a minha própria vontade, e sim daquele que me enviou.
Fil 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.?
Jr 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 1.4 -

PRIORIZAR OS PLANOS DE DEUS Plano: intento de fazer alguma coisa; desígnio; empreendimento. A. Preocupações excessivas com os tesouros da terra, posições a ocupar diante da sociedade, estética do corpo, etc, são atitudes que não agradam a Deus e, por conseguinte enfraquecem a nossa aliança conjugal. O Senhor é quem deve planejar o futuro. Ele instruirá o casal na direção da vida vitoriosa.
Ec 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Ec 5:7 - Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.
Pv 16:1 - O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.
Sl 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Pv 3:5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apóie no teu próprio entendimento.
Mt 6:33 - buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mt 6:25 - Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.