terça-feira, 24 de agosto de 2010

Casamento, Escola da Vida, Para Família




Pr. José Lúcio Ribeiro Filho


CASAMENTO, ESCOLA DA VIDA, PARA FAMÍLIA


Nosso trabalho no Ministério da Família com Cristo da IEADERN, tem como fim profícuo, realizarmos Encontros para casais, para jovens e para amigos. Além de administramos Seminários para Família e outros trabalhos afins. Realizaremos o último Encontro de Casais com Cristo do ano fluente - o 29º. - no próximo mês de Novembro, abordando o tema: Casamento, Escola da Vida, Para Família, visando oportunizar a cada casal, inscrito para o evento, refletir sobre a vida a dois, e perceberem que é o ambiente, melhor e mais adequado para o aprendizado das normas por Deus estabelecidas para a família, proporcionando a cada cônjuge trabalhar por uma vida de parceria, respeitando-se mutuamente, com amizade e compreensão, indispensáveis à vida conjugal, levando em conta a vida espiritual, onde não deve haver interrupção da comunhão entre esposo e esposa e entre esses e Deus. A inteligência espiritual é fator importante para influir no crescimento do casal, na vida daqueles que aceitam as normas do Sistema de Deus de Unidade, que lhes asseguram fortalecimento, equilíbrio e o apoio do Arquiteto do Lar, que determina em Sua Palavra, que a união no casamento tem um prazo determinado para se esvair: “...até que a morte os separe”, e uma recomendação para os casados: “Não separe o homem aquilo que Deus ajuntou”. (Mt. 19.6)
O Supremo Arquiteto do Universo, também, Arquiteto do Lar, não criaria uma instituição como a família, e a deixaria sem um “norte” pelo qual seus optantes tivessem como chegar a algum lugar. Suas regras são claras; seus mandamentos imutáveis; suas diretrizes inequívocas. Ninguém pode dizer que o casamento não é uma coisa muito boa, a não ser por ignorar o Manual do Fabricante - A Palavra de Deus, e não haver entendido, até o momento em que vivem juntos, o valor da união de duas pessoas que juntos experimentam prazeres e buscam o bem comum à sua própria família, dando fim à solidão, que é uma das coisas mais indesejáveis para muitos, principalmente para quem já a experimentou. Deus afirmou: “...não é bom que o homem esteja só”. Lamentável é saber-se que, apesar de tão importante, tão bom e agradável, o casamento não é compreendido por muitos, que o tratam com desprezo, e concomitantemente, àquela que lhe veio ao encontro para o altar, a fim de formarem a própria família; antes estranha, agora parte do seu próprio ciclo familiar, para tornar-se “osso dos seus ossos e carne da sua carne”. (Gn.2.23) Os dois juntos se envolvem no prazer, que decorre de uma vida harmoniosa, de onde nasce a unidade indestrutível, se feita nos precisos termos do Manual retro referido, para chegarem bastante longe, se descobrirem os valores morais que exaltam o casamento e o dignifica. (Hb. 13.4).
Senhores casais, a vida conjugal tem parâmetros; em parte se assemelha à uma repartição pública, onde há hierarquia funcional; cada funcionário subordina-se à uma chefia e o conjunto de líderes e liderados, trabalham visando um bom desempenho para um atendimento profícuo, adequado e responsável. Assim também, cada membro da família está sujeito à uma autoridade superior, como lemos no exemplo a seguir: Cristo é o cabeça do marido (e Senhor da família); o marido é o cabeça da mulher (e autoridade primária); a mulher (é autoridade secundária que trabalha ao lado marido) e lhe é submissa, os filhos são herança do Senhor. Essa instituição foi criada para ser indestrutível. Não desista dela; não a despreze; seja grato ao Seu criador, que também, criou você para um projeto que não se realizará por intermédio de nenhum outro. É você, ou você! Portanto, “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; (e) Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela...”. (Ef. 5.22 e 25)
Deus vos abençõe!                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O propósito de Deus para a família


“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá” (Mateus 12:25).

A família foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bênçãos e um espelho para a sociedade do que é o Reino de Deus. Deus não exige que tenhamos famílias perfeitas, mas famílias baseadas na integridade e união em Seu projeto.

A mão divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e através dessa união, conseguem fazer com que possam andar em concordância sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em união e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficarão unidos.

Estar em acordo não significa pensar igual. Estar de acordo é chegar a um consenso diante de alguma situação que venha a dividir opiniões. E é preciso não esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabeça da família, ele sempre estará certo e sempre terá a ultima palavra. É preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociação. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evitá-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma família. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa missão e pedir a a Sua graça e agradecer o privilégio de contribuir com este mundo através da família.

Verdade ou Mentira


Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.
02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.
03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.
04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.